Alvo de sanções de Trump, Petro impõe taxas de 50% a produtos dos EUA

O governo colombiano anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre produtos dos Estados Unidos em resposta às sanções econômicas impostas pelo governo de Donald Trump. As medidas americanas incluem a aplicação de tarifas às importações colombianas (inicialmente em 25%), a suspensão da concessão de novos vistos e o cancelamento de vistos de autoridades do governo do presidente Gustavo Petro.

As medidas duras de Trump foram determinadas após a recusa da Colômbia em aceitar deportações de seus cidadãos em voos militares, nos quais viajavam algemados e acorrentados. Assim como o México, o governo colombiano exige que os deportados sejam transportados em voos comerciais e sem o uso de correntes.

Petro criticou com ênfase as ações de Trump em texto nas redes sociais: “Você pode, com sua força econômica e soberba, tentar dar um golpe de Estado, como fizeram com Allende. Mas eu morrerei defendendo minha lei. Resisti à tortura e resisto a você”, escreveu.

No mesmo texto, o presidente colombiano ressaltou a resistência contra qualquer forma de dominação estrangeira e exaltou a identidade cultural da Colômbia, mencionando figuras como Simón Bolívar e personagens do escritor Gabriel García Márquez.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.