Quem quer emagrecer deve recorrer a quais aparelhos na academia? Veja

Ao entrar em uma academia para treinar e se deparar com os diversos equipamentos — esteira, bicicleta, escada, máquina de remo, minijump, cadeira flexora, entre outros —, você já se perguntou quais aparelhos mais ajudam a trabalhar o corpo, contribuindo para o emagrecimento e o ganho de massa muscular?. Se quer saber a resposta, vale se atentar ao argumento do educador físico e personal trainer Whander D’Lucca Fagundes.

Para o especialista em educação física, quem está focado no emagrecimento e no ganho de massa muscular deve “priorizar” exercícios multiarticulares, e não os equipamentos.

“Essas atividades trabalham vários músculos ao mesmo tempo, e resultam no gasto calórico e energético maior. Nas academias em geral, não importa qual seja, há uma grande variedade de equipamentos, e sempre será possível executar esses exercícios”, explica.

Foto colorida de mulher levantando halteres - Metrópoles
O educador físico reitera quanto a focar nos exercícios, e não nos equipamentos da academia

Exercícios

Na avaliação dele, os exercícios — e aparelhos — usados que oferecem esse conjunto são:

  • Agachamentos e suas variações;
  • Deadlifts (levantamento terra) e suas variações;
  • Desenvolvimentos e suas variações.

Quanto à série de exercícios ideal com esses exercícios, o personal trainer detalha que a dose pode variar de acordo com cada nível de treinamento e histórico. Aos interessados em perder peso e ganhar massa muscular — ou seja, massa magra —, Whander frisa que o auxílio de um profissional de educação física se faz necessário na execução das atividades, além de torná-las “bem mais fáceis e seguras.”

“Se pudéssemos criar uma série ideal para conseguir alcançar tanto o emagrecimento quanto o ganho de massa muscular, deveríamos trabalhar entre 15 e seis repetições, de duas a cinco séries, a depender do nível de treinamento individual, desde que seja executado com uma postura e consciência corporal”, esclarece o expert.

Jovem atlética com um estilo de vida saudável fazendo estocadas nas pernas durante uma aula de HIIT. Mulheres malhando juntas na academia de ginástica
O personal trainer lista fazer agachamentos e variações da atividade

Outra consideração importante feita por Whander é referente à periodicidade da série: “Por serem exercícios que trabalham basicamente o corpo todo, é interessante que haja uma alternância entre os dias, para poder otimizar a recuperação e o metabolismo continuar ativo.”

O educador físico salienta que a série de exercícios está liberada para “todos”, desde que não haja contraindicação diagnosticada ou limitação. Novamente, ele reitera sobre procurar a ajuda de profissionais da área no momento da realização.

Para potencializar o resultado das atividades, o personal trainer orienta manter “os outros pilares da saúde integral alinhados, por exemplo, o sono e a alimentação”. Ele sugere “acionar” uma rotina mais ativa, principalmente “com o compromisso de tirar um tempo para praticar exercícios físicos.”

o treinamento de força e resistência ajuda a acelerar o metabolismo
Whander aconselha fazer a série com o auxílio de um profissional de educação física

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.