Propulsor de foguete da China cai perto de casa e explode

Um dos propulsores de um foguete Long March 3B, da China, caiu perto de uma casa em Zhenyuan, na província de Guizhou. O componente fazia parte de um foguete Long March 3B lançado na quinta (23) a partir do Centro Xichang de Lançamentos de Satélites, levando o satélite TJS-14 ao espaço. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Tragédias espaciais: os 10 maiores acidentes de todos os tempos
  • Quem é o responsável legal caso um foguete atinja uma pessoa ou uma propriedade?

O booster explodiu com o impacto, que parece ter ocorrido em uma colina acima de uma residência. Um vídeo de uma câmera de segurança publicado nas redes sociais mostra a reação de duas pessoas após a explosão iluminar a casa. 

Veja abaixo:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Lançamentos dos foguetes Long March 3B acontecem regularmente em Xichang, um espaçoporto construído no interior do país por motivos de segurança durante o período da Guerra Fria. Os primeiros estágios do foguete costumam cair em solo — por outro lado, a maioria dos países lança seus foguetes no litoral, e os estágios descem aos oceanos.

Hoje, as autoridades do programa espacial chinês adotam medidas de segurança antes do lançamento, como evacuações das áreas que os boosters caem. Só que, apesar dos protocolos e testes com paraquedas, os incidentes com veículos espaciais ainda ocorrem por lá. 

Além disso, o 3B é alimentado por um propelente tóxico composto por uma mistura de hidrazina e tetróxido de nitrogênio. O primeiro estágio conta com quatro propulsores, que costumam ter restos de propelente; portanto, quando explodem após cair no colo, qualquer combustível e oxidante que sobrar pode ferir pessoas ou animais por perto. 

O lançamento de quinta foi o sexto realizado pela China neste ano. O país planeja chegar à marca dos 100 deles nos próximos meses, e deve continuar usando o Long March 3B regularmente — inclusive no lançamento da missão Tianwen-2.

Leia também:

  • Copia, mas não faz igual: China revela foguete tipo Starship, da SpaceX
  • Outro foguete da China caiu descontroladamente na Terra

Vídeo: Projeto Tengyun

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.