Aprovação de Lula cai no Nordeste, única região onde venceu Bolsonaro

A aprovação positiva do governo Lula teve queda no Nordeste, única região em que o presidente da República obteve mais votos do que Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. O dado reflete o resultado geral da primeira pesquisa Genial/Quaest divulgada em 2025, relevando que a aprovação do chefe do Executivo caiu de 52% para 47% no último mês.

Parte importante dos entrevistados apontou a alta no preço dos alimentos e a suposta regulação do Pix como notícias negativas que tiveram sobre o governo.

Segundo a Quaest, a maior aprovação de Lula continua no Nordeste. A região conta com 60% dos eleitores aprovando o trabalho do presidente, mas 37% o reprovam. Em relação à pesquisa de dezembro, no entanto, 67% aprovavam Lula e 32% reprovavam. O índice confirma a maior rejeição do trabalho do presidente justamente no Nordeste.

Tradicional reduto petista, a região se mostrou decisiva para a vitória de Lula nas eleições presidenciais. Ele levou 69,34% dos votos válidos na região. Bolsonaro venceu em todas as outras regiões do país, tendo a maior vantagem no Sul, onde recebeu 61,84% dos votos válidos.

Desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em fevereiro de 2023, é a primeira vez que a desaprovação do governo Lula supera, numericamente, a aprovação.

Um total de 4,5 mil eleitores foram entrevistados pessoalmente entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro estimada é de 1 ponto percentual.

Segundo o levantamento, 47% dos entrevistados informaram que aprovam o trabalho que o presidente Lula está fazendo, enquanto 49% responderam que desaprovam.

Também houve piora nos números em relação ao governo. A avaliação negativa subiu de 31% na última sondagem Quaest para 37% na atual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.