Menu Iniciar do Windows 11 pode ter novo jeito de mostrar apps

O Windows 11 prepara uma mudança visual no menu Iniciar: a tela com todos os aplicativos instalados pode começar a ser exibida num formato de grade, substituindo o padrão de lista vertical. 

  • Windows 10 | Fim do suporte acontece quando? Saiba o que fazer
  • Recurso básico do Windows mantém visual temporário há 30 anos

A informação foi publicada pelo perfil @PhantomOfEarth no X (antigo Twitter), conhecido por trazer novidades em desenvolvimento para o sistema operacional da Microsoft. Até o momento, ainda não é possível usar o recurso de forma nativa, nem mesmo nas versões de testes do Windows — a novidade só é ativada por meio de gambiarras. 

Atualmente, o menu Iniciar do Windows 11 destaca alguns apps do sistema, mas é necessário clicar em “Todos os aplicativos” para ver a lista completa, distribuída na vertical e em ordem alfabética, como sempre foi o padrão do SO. A mudança deixaria o visual mais parecido com a gaveta de apps de um celular ou de alguns ambientes gráficos de Linux, com os ícones de aplicativos maiores e organizados em grade. 


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

É uma alteração que faria sentido, porque a própria prévia do menu já lista os programas nesse formato. Pensando na experiência do usuário, uma pessoa precisa descer várias vezes a tela para encontrar um app no final da lista, enquanto a futura visualização de grade poupa tempo e alguns cliques. 

Além disso, a alteração deixar o Windows 11 mais amigável a telas sensíveis ao toque ou a dispositivos que trazem o sistema embarcado (como PCs portáteis).

Sem previsão de chegada

A nova visualização ainda não pode ser acessada no Windows — de acordo com o próprio perfil que publicou a prévia, é necessário fazer algumas modificações no sistema com a ajuda da ferramenta ViveTool para liberá-la.

Ainda não há uma previsão de quando isso pode chegar à versão estável do sistema, mas é provável que entre em fase de testes nas próximas semanas ou meses. O visual poderia aparecer no Windows 11 24H2, próxima grande atualização anual da Microsoft, com liberação prevista entre setembro e outubro.

O que há de novo no Windows

Enquanto isso, vale conferir as novidades da atualização de março do Windows 11. O update traz mudanças para abrir o Copilot como prévia, novas opções na tela de bloqueio e ajustes no compartilhamento por proximidade.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • “Sol artificial” atinge 100 milhões de graus por 48 segundos
  • Calendário lunar de abril | Veja quando ocorrem as fases da lua
  • Eclipse lunar e meteoro bola de fogo são registrados no RS
  • Lúpulo tem ação antiviral contra chikungunya e oropouche
  • “Não imprima boletos”, alerta Febraban sobre golpe que altera códigos de barras
  • Fabricante chinesa cria CPU em 14 nm para IA 90% mais barato que GPUs
Adicionar aos favoritos o Link permanente.