Phil Spencer garante que mais jogos Xbox chegarão ao PlayStation e Nintendo

O CEO da Microsoft Gaming e rosto da marca Xbox, Phil Spencer, revelou em um podcast que a companhia continuará produzindo jogos para as plataformas PlayStation e Nintendo em 2025. Apesar dessa estratégia com seus games, ele reforça que vai manter sua linha de consoles de mesa no futuro.

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Ao Gamertag Radio, Spencer também revelou quais são os planos para os próximos lançamentos e como a companhia enxerga a questão sobre multiplataformas no mercado:

“Eu quero que as pessoas possam experimentar os jogos que construímos e os serviços que oferecemos na maior parte dos dispositivos que pudermos lançar”


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O executivo também disse que não vai deixar o mercado de consoles de mesa. Para ele, ambas são estratégias de mercado válidas e a Microsoft continuará produzindo novos videogames para o público.

“Nós obviamente amamos a experiência nativa que temos em nossa própria plataforma e hardware, isso é algo que continuará da nossa parte”, reforça o responsável pela Xbox.

Ninja Gaiden 4 também chegará ao PlayStation 5 em 2025 (Imagem: Divulgação/Koei Tecmo)

A declaração do executivo vai de encontro aos últimos anúncios realizados pela Microsoft para a indústria gaming: Indiana Jones e o Grande Círculo chegará ao PlayStation 5 ainda em 2025, assim como Ninja Gaiden 4 e DOOM: The Dark Ages. 

Não é difícil enxergar um interesse da companhia pelo Nintendo Switch 2, que possivelmente receberá outros lançamentos produzidos por seus estúdios internos. Levando em consideração que há vários jogos da Activision Blizzard, Bethesda e dos demais que não foram lançados para o primeiro Nintendo Switch, a lista de títulos que podem migrar é colossal. 

Xbox de olho na Nintendo e nos PCs

Apesar dos grandes jogos do Xbox também chegarem no PlayStation, Phil Spencer confirma que o interesse deles está onde o público está jogando. Isso significa trabalhar em conjunto às demais plataformas e manter o que já foi proposto no passado:

“Nós queremos que todos possam jogar algo do Xbox e isso significa mais de nossos títulos chegando em mais plataformas, não apenas no PlayStation. Amamos o trabalho que temos com a Nintendo, amamos o que fazemos junto á Valve no Steam e isso continuará”. 

Xbox não será uma “SEGA”

Enquanto muitos temem que a Microsoft e o Xbox sigam o caminho da SEGA e se torne uma “produtora third-party”, a trajetória deles pode seguir um rumo completamente distinto da lendária companhia japonesa.

A Microsoft e Xbox não seguirão a trilha da SEGA na indústria gaming (Imagem: Divulgação/SEGA)

A SEGA foi uma das maiores companhias que produziam consoles de mesa no passado. Videogames como o Master System, Mega Drive e Dreamcast batiam diretamente contra as plataformas da Nintendo – líder do mercado até a chegada do PlayStation em 1994. 

Apenas para fins históricos, um jogo do Sonic só chegou em outra plataforma em 2001 – com Sonic Adventure 2 recebendo uma versão para o Nintendo GameCube. A partir disso, a SEGA passou a trabalhar apenas com fliperamas e jogos – algo que é mantido em sua estratégia até os dias atuais. 

A Microsoft, além de não estar disposta a largar o mercado de consoles, também está alterando sua estratégia: além do próximo videogame de mesa, a companhia também deseja trazer ao mercado um dispositivo portátil para que os usuários possam jogar seus principais games e usar seus serviços. Ainda não há data prevista para seu lançamento.

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