Perícia indica DNA de pato em turbina de avião que explodiu na Coreia

Um relatório preliminar sobre as causas do acidente com o avião da Jeju Air, que explodiu ao colidir com um muro e terminou com a morte de mais de 170 pessoas na Coreia do Sul, em dezembro de 2024, apontou uma causa inusitada para o problema na aterrissagem.

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Segundo o documento de seis páginas divulgado pelas autoridades, foram encontrados DNA e restos de Baikal Teals, uma espécie de pato migratório típico da região, nas turbinas dos motores do Boeing.

Embora não haja um laudo ou conclusão oficial confirmando que foi esse “encontro” com os patos que causou o problema no trem de pouso e, consequentemente, a falha que levou o avião ao pousar de barriga e colidir contra o muro de proteção, a hipótese ganhou força por conta de um dos áudios recuperados da caixa preta.


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No áudio em questão, o piloto alerta a torre de comando, três minutos antes do pouso, para um iminente choque com pássaros, seguido de “uma declaração de emergência (Mayday)”. O documento indica que haveria também imagens em vídeo que teriam captado o momento em que os pássaros são sugados pela turbina.

Choque com patos não é única explicação

Apesar de o relatório preliminar ter apontado o choque com um bando de pássaros como uma das possíveis causas para as falhas que levaram o avião a bater contra o muro e explodir, ela não é a única explicação para a segunda maior tragédia da aviação na história da Coreia do Sul.

Os especialistas lembraram que colisões com aves, como patos, são raras e, mesmo quando ocorrem, dificilmente causam grandes danos às aeronaves. Por conta disso, as autoridades ainda buscam outras explicações para as falhas detectadas no trem de pouso.

questionamentos até mesmo para o posicionamento do muro com o qual o avião colidiu. Segundo o relatório, a barreira, construída para sustentar a antena Localizer, uma espécie de guia para os pilotos quando a visibilidade é baixa, “era muito rígida e estava bem próxima ao final da pista”.

Como foi o acidente na Coreia do Sul?

O voo decolou de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, na Coreia do Sul. Porém, na hora da aterrissagem, houve uma falha no trem de pouso e a aeronave tocou o solo “de barriga”. Pelas imagens do acidente, o avião não conseguiu reduzir, atravessou a pista e se chocou contra um muro, explodindo.

A bordo, havia 181 pessoas, sendo 175 passageiros e seis tripulantes. Este é o segundo maior acidente aéreo da Coreia do Sul até o momento. Em 1997, um avião da Korean Air Lines teve mais de 200 mortes, sendo até hoje o maior acidente do país.

Avião comercial de maior sucesso da história, o Boeing 737 teve diversas evoluções ao longo das décadas. O 737-800 pertence à família Next Generation (NG), lançada nos anos 1990 e que trouxe diversas melhorias para o avião, com o uso maior de recursos informatizados.

No Brasil, somente a Gol, dentre as grandes companhias aéreas, operam este modelo. Apenas uma aeronave se envolveu em um acidente fatal na aviação brasileira, mas infelizmente foi em uma das maiores tragédias do país. Em 2006, um Boeing 737-800 da Gol, com pouco tempo de uso, foi atingido no ar por outro avião, um jato Legacy.

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