Jato XB-1 quebra barreira do som em live e faz história; veja o vídeo

O jato comercial Boom Supersonic XB-1 fez história nesta terça-feira (28). Em mais uma fase de seus testes, o avião superou a velocidade do som em pleno território continental dos Estados Unidos, se tornando o primeiro avião civil a atingir o feito.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Volta às aulas: 4 dicas de segurança no trânsito para evitar multas
  • Uber Bus no Brasil: como funciona o serviço de ônibus compartilhado

Em um voo de 30 minutos, a aeronave conseguiu superar a barreira do som algumas vezes. E tudo isso pôde ser visto ao vivo, graças à transmissão que a Boom Supersonic fez em seu canal no YouTube. A live foi feita utilizando a rede Starlink, de Elon Musk, sendo que havia um receptor em um dos aviões de apoio que voou juntamente com o XB-1.

No vídeo, que pode ser visto logo abaixo, o avião supera a velocidade do som pela primeira vez cerca de 11 minutos após a decolagem, e que acontece em cerca de 1h de vídeo. Depois, ele repete a operação por duas vezes, para que os pilotos pudessem avaliar o controle do XB-1 na velocidade supersônica.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 

Voo histórico do XB-1

Ao superar o Mach 1, o XB-1 quebrou oficialmente a barreira do som, alcançando a velocidade supersônica a 35 mil pés (10.700 metros) do solo. Por mais que este não seja o primeiro avião comercial capaz de quebrar a velocidade do som, o jato da Boom Supersonic é o pioneiro a conseguir fazer isso no território continental dos Estados Unidos.

Quando o Concorde foi lançado, na década de 1960, o avião europeu foi proibido de fazer voos supersônicos no território dos Estados Unidos. Sendo assim, era possível cruzar o oceano Atlântico com o modelo, mas não voar dentro dos EUA. Esse foi um dos fatores que contribuiu para o Concorde não despertar o interesse das empresas estadunidenses, sendo um dos motivos do avião não ter feito mais sucesso.

XB-1 pode ser o primeiro passo para uma nova era supersônica da aviação comercial (Imagem: Divulgação/Boom Supersonic)

Nova era supersônica

Em mais de 100 anos de aviação, somente dois aviões comerciais supersônicos foram construídos: o Concorde, fruto de um projeto inglês e francês, e o soviético Tupolev Tu-144 – que voava até mais rápido que seu rival, mas não teve o mesmo sucesso.

Por mais que o Concorde tenha sido operado por apenas duas companhias aéreas, a aeronave voou por mais de 20 anos sem nenhum acidente fatal. Essa marca foi quebrada em 2000, quando um acidente em Paris acabou com a reputação do jato. Em 2003, o Concorde foi aposentado e encerrou a primeira era supersônica da aviação comercial.

Boom Supersonic Overture é o sonho de um novo Concorde (Imagem: Divulgação/Boom Supersonic)

Entretanto, a Boom Supersonic espera inaugurar uma nova era supersônica. O XB-1 é uma parte do projeto de um novo avião comercial capaz de superar a velocidade do som. Ele foi criado para representar um terço do tamanho que o futuro Overture vai ter, e serve como um objeto real de estudos.

O Overture vai ser, de fato, um novo avião supersônico comercial. O projeto é que ele tenha capacidade para 100 passageiros em classe executiva, sendo capaz de fazer o trajeto Tóquio-Seattle em quatro horas e meia.

Leia também:

  • Avião supersônico mais rápido do mundo voará a 5.000 km/h
  • Conheça os 10 aviões mais rápidos do mundo
  • Azul abre vendas de voos extras para o carnaval; veja os destinos

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.