CGE emite novo alerta de atenção para alagamentos em toda São Paulo

São Paulo — Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quinta-feira (30/1), conforme alerta do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. A cidade já apresenta chuva moderada com pontos fortes nas zonas norte e sul, principalmente nas subprefeituras de Pirituba, Freguesia do Ó, Santo Amaro, Parelheiros e Cidade Ademar.

Segundo o órgão, o mesmo quadro de chuva moderada com pontos fortes é observado na zona leste em Guaianazes, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista. Essas instabilidades têm potencial para alagamentos, transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores. O tempo deve seguir instável durante toda a tarde até pelo menos o início da noite.


Áreas em atenção para alagamentos

  • Segundo o órgão, áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor, umidade e pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associada a áreas de baixa pressão atmosférica, atuam pela cidade de São Paulo.
  • O alerta foi emitido às 13h24, nesta quinta-feira (30/1), para as zonas norte, leste, oeste, sul, sudeste e centro da capital paulista.
  • As marginais Tietê e Pinheiros também estão em atenção.
  • O CGE alerta para potenciais alagamentos, transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores por toda a cidade.

Próximos dias

As condições de tempo instável e chuvoso mantém até essa sexta-feira (31/1). Com muitas nuvens, os termômetros devem ficar em torno dos 20°C, com vento fraco e pancadas de chuva de forma pontual.

Há potencial para volumes mais expressivos de chuva, com os percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 70%.

No sábado (1º/2), primeiro dia de fevereiro, as instabilidades continuam atuando sobre o estado paulista. Os acumulados de chuva serão expressivos, aumentando o risco para a ocorrência de deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos de vias, transbordamentos de rios e córregos e queda de árvores, afirmou o órgão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.