Mulher devolve Pix recebido por engano com ajuda da Caixa

Uma mulher de 69 anos, correntista da Caixa Econômica Federal, devolveu um Pix de R$ 4 mil que recebeu por engano. Ela viu o valor cair na conta no dia 30 de dezembro e conseguiu fazer o estorno ao dono do dinheiro nesta sexta-feira (31/1), após auxílio da sua agência bancária localizada em Taguatinga Centro.

Ao Metrópoles, a aposentada Maria do Carmo Batista explicou que recebeu o valor enquanto estava passando férias em Campina Grande (PB). “Em 30 de dezembro, por volta das 16h30, um rapaz me ligou dizendo que me enviou um dinheiro por engano e pedindo para que eu devolvesse. Eu não acreditei, porque poderia ser golpe, e decidi esperar voltar de viagem”, explica Maria.

Veja a entrevista com Maria do Carmo:

No dia 4 de janeiro, ainda no município paraibano, Maria do Carmo resolveu ir a uma agência da Caixa para entender o que havia ocorrido. “Notei que, de fato, havia um dinheiro a mais na minha conta e disse ao rapaz que devolveria o dinheiro, mas não por Pix”, explicou a aposentada, ainda receosa de estar sofrendo um golpe.

Até que, nessa quinta-feira (30/1), Maria retornou a Brasília e foi a agência da Caixa localizada em Taguatinga Centro, região onde mora. “Falei com a gerência, que orientou o rapaz a comparecer a outro prefixo do banco para confirmar o recebimento”, relata a mulher. “Hoje, o dinheiro já está nas mãos dele. Não quero dinheiro dele, não”, brinca.

“O dinheiro não é meu, não quero dinheiro de ninguém. Fiquei com minha consciência livre, tranquila, e hoje o valor já está com ele. A história se encerrou hoje, graças a Deus.”

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A mulher recebeu um Pix de R$ 4 mil por engano

Graças ao apoio da Caixa da gerente Tayna Souza e do assistente de varejo Ubiratan Barreto, Maria conseguiu devolver o dinheiro ao dono
Devolução foi feita nesta sexta-feira (31/1), na agência da Caixa de Taguatinga Centro
Maria do Carmo Batista
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Maria do Carmo Batista, 69 anos, aposentada

Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)

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A mulher recebeu um Pix de R$ 4 mil por engano

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Graças ao apoio da Caixa da gerente Tayna Souza e do assistente de varejo Ubiratan Barreto, Maria conseguiu devolver o dinheiro ao dono

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Devolução foi feita nesta sexta-feira (31/1), na agência da Caixa de Taguatinga Centro

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Maria do Carmo Batista

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Mediação da gerência

A gerente-geral da agência da Caixa em Taguatinga Centro, Tayna Souza, orientou Maria do Carmo durante o processo de devolução. “Ela nos procurou para informar que havia recebido um Pix e que o dinheiro não era dela, que fazia questão de devolver esse valor. Nós entramos em contato com o cidadão que havia transferido indevidamente os R$ 4 mil e fizemos todos os trâmites para a devolução”, disse a servidora ao Metrópoles.

Tayna explicou que, durante os dias em que Maria do Carmo estava com os R$ 4 mil em conta, o valor referido ficou bloqueado até a resolução do caso. “Trata-se de um movimento automático monitoramento de segurança da Caixa referente a suspeitas de golpe ou fraude. Quando ela veio a agência, o problema logo foi resolvido”, explica.

Além de Tayna, outro servidor fundamental na resolução do problema foi o assistente de varejo da agência de Taguatinga Centro, Ubiratan Barreto, que foi o primeiro funcionário a atender Maria do Carmo dentro do banco. Coube a Ubiratan, também, fazer contato com o dono do dinheiro e orientá-lo sobre os procedimentos de estorno.

Por fim, a gerente-geral orienta a população sobre como proceder em casos de transferência para um usuário indesejado. “Quando a pessoa perceber de imediato que mandou um Pix para a pessoa errada, o ideal é identificar o banco de destino e comunicar a gerência daquele banco que fez uma transação incorreta. Em seguida, o banco vai tomar as devidas providências para uma devolução amigável.”

Número idêntico

Quem enviou os R$ 4 mil por engano foi o vigilante Abraão Magayver, 26 anos. Os envolvidos têm como chaves Pix os números de celular, e os dígitos são idênticos, com diferença apenas no DDD — Abraão tem DDD 62, e Maria, 61. O jovem queria enviar o valor para outra conta dele próprio, mas acabou errando o prefixo.

Ao Metrópoles , o rapaz confirma que errou e atribui o equívoco à correria do dia a dia. “Vivendo no automático, digitei rápido e aconteceu isso”, lamenta. “Informei à Caixa e registrei um boletim de ocorrência, tanto para me resguardar em relação ao valor, quanto para que dona Maria não viesse a entender que o meu contato poderia ser uma tentativa de golpe”, explica.

Apesar do susto, o rapaz está aliviado em ver que a situação se resolveu. Após tudo ser resolvido, ele agradeceu à dona Maria do Carmo e também à Caixa Econômica Federal, que resolveu o problema sem burocracia.  “Agradeço de todo meu coração”.

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