Por que o céu é azul? Explicação é mais complexa do que você imagina

Já estamos acostumados a sair de casa todos os dias, mas de vez em quando somos impactados por um belo dia de céu azul. Embora o fenômeno pareça simples à primeira vista, a explicação para como ele acontece envolve fundamentos da física. Em outros planetas, inclusive, o céu tem cores diferentes.

“A cor do céu é definida pela interação da luz do Sol com a atmosfera do planeta. A luz é branca, ou seja, emite toda a faixa do visível, do vermelho ao violeta. Do choque da onda luminosa com as partículas da atmosfera, resulta a cor do céu. Esse desvio se chama espalhamento”, explica o professor e doutor em astrofísica Adam Smith Gontijo, da Universidade Católica de Brasília (UCB).

O que é espelhamento?

O processo físico chamado espalhamento ocorre quando as ondas eletromagnéticas se deparam com obstáculos de tamanhos da mesma ordem de grandeza que elas ou menores.

“É como se a trajetória da luz fosse desviada pela partícula, perdendo alguma intensidade no processo. O espalhamento é o que justifica a cor, porque dependendo de qual intensidade vai ser privilegiada nesse espalhamento, nesse choque com a partícula, vai ser definido o que a gente vai enxergar. O azul do céu acontece porque ele tem um menor comprimento de onda, logo, uma maior intensidade”, explica Gontijo.

Quais são as cores do céu de outros planetas?

O astrofísico conta que as cores do céu em outros planetas são diferentes devido a esse fenômeno. Em Marte, é alaranjado para vermelho; em Vênus, amarelo para laranja; em Mercúrio, preto; em Júpiter, azul acinzentado; em Saturno, azul amarelado; e em Netuno, azul intenso.

“O que faz os outros planetas terem outras cores na sua atmosfera é a composição. O sol continua o mesmo, mas a atmosfera muda”, esclarece.

Foto de céu poluído - Metrópoles
Mudança na cor do céu não bom sinal em relação a qualidade do ar

Poluição influencia

A meteorologista Andrea Ramos, que atua em Brasília, lembra que a poluição atmosférica é um dos principais fatores que alteram a cor do céu. Partículas como poeira, fumaça e aerossóis, provenientes de atividades humanas ou naturais, aumentam a dispersão da luz, afetando todas as cores.

“Em áreas com alta poluição, o céu pode apresentar tons de cinza, amarelo ou até mesmo marrom. Em casos mais graves, como durante queimadas ou inversões térmicas, pode ficar com uma coloração alaranjada ou avermelhada. Essa mudança de cor serve como um alerta para a qualidade do ar e os riscos à saúde”, avisa.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.