Técnica de enfermagem acusa paciente de desacato

Técnica de enfermagem acusa paciente de desacatoDA REDAÇÃO

Na noite de ontem, uma confusão foi registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Santa Felícia, nesta cidade. A Guarda Civil Municipal foi acionada para conter uma paciente que estaria causando tumulto e desacatando funcionários do local. A acusada de 33 anos, que estava em atendimento por uma infecção do trato urinário, teria se recusado a aguardar a chamada de sua senha e exigiu atendimento imediato, proferindo insultos contra técnicas de enfermagem e os próprios agentes da Guarda Municipal.

Segundo relato da técnica de enfermagem de 46 anos, a paciente já havia protagonizado episódios semelhantes em outras ocasiões. Durante o atendimento, ao ser orientada sobre a necessidade de aguardar sua vez, a autora passou a gritar e exigir que sua pressão arterial fosse medida de imediato. Outra técnica de enfermagem confirmou que a paciente demonstrava comportamento agressivo e desrespeitoso, exigindo prioridade no atendimento, mesmo quando outras situações médicas mais urgentes ocorriam no momento.

Os funcionários acionaram a Guarda Civil Municipal. Ao chegarem ao local, os agentes foram igualmente desacatados, sendo chamados de “guardinhas” e ouvindo da autora que “vocês não são polícia”. O tumulto prosseguiu com a paciente afirmando que era trabalhadora e que seu atendimento deveria ser mais rápido e eficaz.

A paciente, por sua vez, relatou que procurou a unidade por estar com fortes dores e urina com sangue. Segundo ela, começou a se sentir mal durante a aplicação do soro e solicitou que sua pressão fosse medida, mas não foi prontamente atendida. Sentindo-se ofendida pela abordagem da equipe de enfermagem, passou a discutir, o que levou à intervenção da Guarda Municipal.

Após a confusão, todos os envolvidos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde prestaram declarações. A Autoridade Policial determinou a lavratura do registro do ocorrido, bem como a expedição de termo de compromisso para a autora. O caso segue para apuração.

Fonte: São Carlos Agora. Leia o artigo original: Técnica de enfermagem acusa paciente de desacato

Adicionar aos favoritos o Link permanente.