Comparativo de plataformas de streaming de jogos; veja qual é a melhor

As plataformas de streaming de jogos evoluíram bastante nos últimos anos, aprimorando suas ferramentas para que você possa transmitir o seu conteúdo para o público da melhor maneira possível. No entanto, essa variedade também abre espaço para uma certa confusão: afinal de contas, qual é a melhor plataforma de streaming de jogos do mercado?

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 10 melhores jogos grátis para PC e consoles
  • Quais são as datas de promoção no Steam em 2025?

Para responder a essa questão, elaboramos este grande comparativo com os principais apps de transmissão da atualidade, reunindo recursos, ferramentas, comunidade e outros dados que vão impactar diretamente no trabalho produzido ao vivo. 

Existem várias plataformas de streaming online e se você está em busca de alternativas à Twitch ou simplesmente quer começar a montar seu portfólio, acompanhe nosso comparativo para entender melhor as particularidades de cada uma e descobrir qual delas atende a sua necessidade. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como começar a fazer streaming de jogos?

Para fazer streaming de jogos do “jeito certo”, será necessário investir em componentes e em softwares que ajudarão a elevar a experiência. Você pode usar a câmera de seu dispositivo móvel ou webcam do seu notebook/PC para começar, mas não são as melhores opções caso leve para o lado profissional. 

Plataformas de streaming, sejam de jogos ou de outros conteúdos, têm como premissa o conteúdo audiovisual. Ou seja, é indicado uma webcam ou máquina digital com ao menos resolução de 1080p para garantir o mínimo de qualidade de imagem. A mesma ideia vale para microfones, sendo indicado modelos que não captam ruídos externos e trazem uma boa qualidade de som. 

Outro aspecto importante é a iluminação. Lâmpadas comuns não ajudam tanto, sendo o ideal comprar uma “Ring Light” ou iluminações LED, para remover sombras ou até destacar objetos dispostos no cenário.

Para um melhor desempenho de transmissão nas plataformas de streaming, também é recomendável uma interface para ter todo o controle do conteúdo de fácil acesso. Produtos como o Stream Deck permitem que você tenha – com apenas um clique – ajuste de áudio, microfone, iluminação e ações rápidas no app e até publicações. 

 

As melhores plataformas de streaming de jogos

Apesar de existirem várias plataformas de streaming de jogos, reunimos as principais informações sobre as seis melhores do mercado. Com isso, será possível ter uma base do que buscar e comparar em relação às demais.

6. Twitch: a plataforma de streaming de jogos mais popular

A Twitch dispensa apresentações, já que é a plataforma de streaming de jogos mais popular do planeta. Além de trazer uma das maiores comunidades, ela também é acessível de diversas formas: PC, smartphones e em consoles como PlayStation, Xbox e Nintendo.

Esse apoio ao público é uma de suas maiores forças, com insígnias que podem ser fornecidas aos seguidores assinantes, seção de comentários, o uso de emotes e dos “cheers” – que permitem aos espectadores ajudarem a dar mais dinheiro ao streamer durante suas transmissões, além das inscrições e dos “subs” da Prime Gaming. 

A Twitch é uma plataforma bem versátil e trabalha com outros softwares como o Streamlabs Desktop, OBS Project, Elgato Game Capture e outros que podem aprimorar a transmissão do seu conteúdo. Apesar de ajudarem, cada um destes programas tem suas vantagens e desvantagens, sendo recomendável ver com calma cada uma para selecionar a que mais se adequa à sua proposta.

No entanto, nem tudo são flores: do seu lançamento até os dias atuais, os usuários reclamam de sua interface confusa e cheia de elementos na tela disputando a atenção do espectador. Além disso, o chat costuma ter mudança de assunto em poucos segundos – impedindo que certas mensagens sejam vistas por streamers populares e em canais grandes. 

A Twitch é a principal plataforma de streaming de jogos disponível (Imagem: Divulgação/Twitch)

5. YouTube Gaming: uma opção democrática

Assim como a Twitch, os usuários podem transmitir seus principais jogos pela área “Gaming” do YouTube. Antes a plataforma funcionava através de um app dedicado, mas atualmente tudo se voltou ao próprio serviço fornecido pelo Google dentro do site ou aplicativo principal.

Ainda que não esteja no “topo do ranking”, é importante reforçar que a plataforma de vídeos é uma das mais acessadas do planeta e não exige que os usuários tenha um app apenas para isto. Como sua interface já é conhecida e usada por muitos, também não causa estranhamento entre o público. 

O YouTube Gaming tem um vasto suporte a codificadores, sejam eles via software e hardware – o que garante uma boa cobertura de upgrades que pode fazer para melhorar sua transmissão. Ou seja, caso apenas microfone, headset e webcam não forem o suficiente, outros acessórios são compatíveis com o serviço.

O grande problema relatado por usuários da plataforma de streaming e profissionais é a grande quantidade de propagandas, assim como as altas exigências para fechar uma parceria entre o streamer e a companhia. 

O YouTube Gaming está disponível dentro do app em todas as plataformas (Imagem: Reprodução)

4. Facebook Gaming: fácil acesso nas suas redes sociais

Ainda que o Facebook não atraia mais tantos usuários quanto antigamente, o Facebook Gaming continua ativo e atraindo mais usuários com o passar do tempo. 

Uma de suas maiores facilidades é utilizar todos os serviços da Meta para compartilhar o seu conteúdo com amigos e seguidores – o que tem um vasto alcance, considerando que quase todo mundo tem uma conta no Instagram e no WhatsApp, por exemplo.

Além disso, o Facebook Gaming permite que o streamer possa organizar de forma simples campeonatos e eventos dentro de seu canal, assim como a possibilidade de rodar jogos gratuitos – o que traz uma interatividade maior entre você e os usuários que assistem ao seu conteúdo.

Porém, é bom notar que a plataforma de streaming necessita de apps de transmissão e isso significa que terá de aprender como cada um funciona para gerar o conteúdo dos jogos para o canal. Além disso, não há apps nativos para videogames como PlayStation e Xbox, o que faz necessário uma placa de captura conectada ao console para um melhor desempenho. 

O Facebook Gaming provém fácil acesso junto às maiores redes sociais (Imagem: Divulgação/Facebook)

3. GosuGamers: especializada em eSports

A GosuGamers é uma plataforma de streaming focada em eSports, trazendo grandes partidas de competições e títulos multiplayer para seus usuários assistirem. Uma das suas maiores facilidades é a função “replay”, que permite ao público assistir ao conteúdo posteriormente – o que ajuda bastante a comunidade a acompanhar suas transmissões.

Como é especializada em torneios, ela tem um banco de dados bem rico sobre equipes, principais atletas, métricas e informações gerais de cada aspecto que ajude a compreender melhor o desempenho das principais figuras deste mercado. 

Apesar destas facilidades, é importante reforçar que a plataforma não é tão popular quanto suas concorrentes – o que torna o público bem reduzido em comparação às demais. Além disso, sua utilização não é muito intuitiva e pode levar um tempo até transmitir seu conteúdo da forma como deseja. 

O GosuGamers se volta aos grandes campeonatos e competições (Imagem: Divulgação/GosuGamers)

2. Afreeca TV: streaming coreano

Respondendo à primeira pergunta que deve vir à sua cabeça, a Afreeca TV não está relacionada à África ou a qualquer outro país. A plataforma de streaming da Coréia do Sul tem esse nome como uma forma reduzida para “Any Free Broadcasting”.

Além de transmitir jogos de PC e consoles, ela também é muito conhecida por permitir a transmissão de títulos feitos para celular – o que ajuda ela a impulsionar ainda mais sua popularidade. 

Apesar de já ser bem estabelecida e auxiliar diversos streamers, a plataforma Afreeca TV não possui tantos recursos quanto às demais, assim como teve uma mudança recente de foco para favorecer as transmissões patrocinadas. Outro ponto que torna seu uso complexo é o favorecimento do conteúdo produzido localmente pelos coreanos.

A Afreeca TV está ganhando cada vez mais espectadores…na Coréia do Sul (Imagem: Reprodução/Afreeca TV)

1. Trovo: proposta dentro da indústria gaming

O Trovo está disponível no Brasil desde 2020, permitindo que os usuários daqui façam transmissões de seus jogos através da plataforma de streaming. Ele foi criado pela Tencent, conhecida por já estar muito ativa na indústria gaming com a produção de jogos, como League of Legends, Arena of Valor, PUBG Mobile e diversos outros. 

O usuário pode fazer suas transmissões através do próprio navegador, usando a ferramenta Creator Studio e também de seu celular. A plataforma também tem suporte a diversos softwares externos, como o OBS Studio, Multistream, Streamlabs Desktop, Xsplit Gamecaster etc.

Por ser uma opção mais recente no mercado, consequentemente ela traz um menor número de usuários. Como muitos decidem fazer suas transmissões em plataformas que pode gerar uma maior popularidade, também afunila seus espectadores e pessoas de outros países passam a assistir ao seu conteúdo e tentam se comunicar pelos comentários – o que gera alguns problemas como a barreira linguística. 

O Trovo é a opção criada pela Tencent para disputar espaço também no streaming (Imagem: Reprodução/Trovo)

Comparativo entre plataformas de streaming

Confira a tabela comparativa dos principais recursos de cada plataforma de streaming de jogos, com informações sobre a resolução, bitrates e formas de monetização que podem agregar mais valor à sua transmissão:

Comparativo entre as plataformas de streaming
Resolução mínima Resolução Máxima Integração a softwares Conectividade Monetização
Twitch 720p e 30 FPS: 3.000 Kbps 1080p e 60 FPS: 6.000 Kbps Sim PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, smartphones e PC Bits, inscrições, anúncios, patrocínios e HypeChat
YouTube Gaming 720p e 30 FPS: 8.000 Kbps 4K e 60 FPS: 40.000 Kbps Sim PS4, PS5, smartphones e PC Anúncios, Super Thanks, membros do canal, Super Chat e Super Stickers, espectadores do YouTube Premium
Facebook Gaming 360p: 2.000 Kbps 1080p e 60 FPS: 9.000 Kbps Sim Smartphones e PC Estrelas, programa Level Up, assinaturas (individuais ou em grupo), conteúdo patrocinado e anúncios
GosuGamers Não informado Não informado Não Smartphones e PC Prêmios em campeonatos e torneios online, patrocínios, parcerias, doações e afiliados
Afreeca TV 720p e 30 FPS: 4.000 Kbps Não informado Sim Smartphones e PC Doações, medalhas de fãs, assinatura e anúncios
Trovo 720p em 30 FPS: 2.000 Kbps 1080p em 60 FPS: 8.000 Kbps Sim Smartphones e PC Emotes, assinaturas, anúncios, Trovo 500 e Gemas

Dicas para criadores de conteúdo

Se quer seguir o caminho de criação de conteúdo, você tem de cumprir algumas tarefas dentro e fora de suas transmissões. Uma delas é na construção de sua comunidade, trazendo não apenas uma interação dentro da plataforma enquanto está ao vivo, mas nos comentários, em redes sociais e enriquecendo a sua relação com estas pessoas.

E postar nas redes sociais deve ir além da interação com o público, mas também levar conteúdo visual de qualidade e até vídeos para atrair uma parcela maior de fãs para seu canal. A promoção do que produz é essencial, então cultive bastante sua relação – seja com quem já está te assistindo quanto com quem é um potencial espectador. 

E dentro da própria transmissão, sempre busque usar as ferramentas da plataforma de streaming e seus equipamentos da melhor forma possível. Sua motivação deve ser de sempre levar conteúdo na melhor qualidade possível aos usuários – em informações, áudio e imagens. Através destes pilares, a tendência é continuar crescendo. 

Com tudo isso em mãos, você já tem todo o básico para fazer transmissões – seja no Twitch, YouTube Gaming, Trovo ou qualquer outra plataforma de streaming de jogos que escolher. Apesar de que todo o trabalho tem de ser satisfatório para você, lembre-se que tem responsabilidade com seu público e estas pessoas devem ter prioridade quando se planeja todo o processo de criação.

Além disso, é bom ter em mente que a melhor plataforma sempre é aquela em que sua comunidade está e a que te oferece ferramentas e suporte maior para realizar seu sonho profissional. Entre as principais, temos abaixo:

  1. Twitch
  2. YouTube Gaming
  3. Facebook Gaming
  4. GosuGamers
  5. Afreeca TV
  6. Trovo

 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • Venda de jogos físicos cai em mais de 50% nos Estados Unidos em 4 anos
  • PlayStation pode abandonar exclusividade de seus jogos, diz CEO da Moon Studios
  • NVIDIA perde US$ 580 bilhões em ações por causa de IA chinesa; entenda

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.