Cidades inteligentes: inovação a serviço do bem-estar das pessoas

Comprometidas com a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano, as cidades inteligentes buscam colocar as pessoas como prioridade. E isso ocorre com o uso te tecnologias avançadas, como a internet das coisas e a inteligência artificial, focando otimizar serviços públicos e integrando sistemas urbanos.

Diante desse cenário, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) reuniu em Brasília (DF) vários representantes do setor no 14º Encontro de Líderes, para debater esse e outros temas que impactam no futuro da sociedade.

Entendendo a importância do assunto, o Metrópoles, em parceria com o Confea, fez uma série de entrevistas sobre importantes temas como “Infraestrutura e o papel dos profissionais técnicos na construção do Brasil”; “Os desafios da realização da COP-30 no Pará”; e “O futuro da formação brasileira na área tecnológica”.

Até quarta-feira (5/2), seis episódios – apresentados pelas jornalistas Natália André e Brenna Farias – serão publicados aqui e nas redes sociais do Portal trazendo especialistas que compartilharão insights valiosos sobre a construção de um Brasil sustentável; transformando, assim, a vida da comunidade como um todo.

Fabrício Renner, gerente de Relacionamento com prefeituras da iCities, explicou, durante a entrevista, as formas de se construir as cidades inteligentes.

“Uma cidade inteligente é aquela voltada com prioridade para pessoas e, para se ter uma cidade com mobilidade, saúde e construção civil, é necessário que esse desejo passe por uma vontade política em que os gestores atuem nessa construção”, conceituou.

Renner exemplificou alguns locais com cidades inteligentes como Barcelona, que vem, há muito tempo, pensando exatamente em como utilizar o espaço público em benefício do cidadão. A cidade é dividida em superblocos com espaços voltados para convivência das pessoas e ao transporte público coletivo com estacionamentos subterrâneos, se tornando uma cidade atrativa para ser usada.

“Aqui no Brasil, Curitiba é uma referência na questão de tratamento de resíduos, na mobilidade e nos atendimentos do setor público. Em 2023, recebeu o título de cidade mais inteligente do mundo em um evento em Barcelona. Isso traz um orgulho para os brasileiros, pois é algo que não está tão distante de nós”, ressaltou.

Quer saber mais sobre esse importante bate-papo, então assista o quarto episódio completo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.