Próximo desafio de Lira será tornar um petista ministro do TCU

Arthur Lira (PP-AL), agora ex-presidente da Câmara dos Deputados, tem como próximo desafio construir um consenso em torno de um nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para torná-lo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

O líder alagoano trabalhou na costura em busca de apoios para a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados. Um dos tratos fechados entre o então candidato e o presidente da Casa era levar um dos deputados do PT para o TCU.


Entenda o caso

  • Indicação de petista para vaga no TCU depende da reforma ministerial.
  • Lira aguarda a indicação de Gleisi Hoffmann para trabalhar na candidatura de Odair Cunha ao TCU.
  • Lula tem discutido uma reforma ministerial ainda no primeiro semestre para dar mais espaço para o centrão no governo.

Um nome ventilado para ser indicado ao TCU é de Odair Cunha (PT-MG), ex-líder do partido na Câmara. O deputado atuou diretamente nas articulações políticas para garantir a eleição de Hugo Motta, que venceu a eleição para presidência da Casa no último sábado (1º/2).

A presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, chegou a ser cogitada para assumir a vaga no TCU. No entanto, interlocutores indicam que o nome da dirigente teria mais dificuldades para ser aprovado na Câmara dos Deputados, diferente de Odair Cunha, que possui uma relação mais harmoniosa com os demais partidos da Casa Legislativa.

Apesar disso, para conseguir levar Odiar ao TCU, Lira espera que Lula indique Gleisi para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, pasta com assento no Palácio do Planalto. Como o Metrópoles mostrou, na coluna de Igor Gadelha, a presidente do PT já teria conversado com o presidente Luiz Inácio Lula d a Silva (PT) sobre o assunto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.