CNU: resultados finais estão previstos para esta 3ª. Veja calendário

A divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, está prevista para começar  nesta terça-feira (4/2). O calendário foi adiantado em uma semana em relação à previsão anterior.

Mas isso ainda pode depender do atendimento ou não, por parte dos organizadores, de uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Na semana passada, o órgão recomendou à Fundação Cesgranrio e ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, responsáveis pelo certame, a suspensão da divulgação das notas finais até que as reclamações de candidatos sobre o cumprimento de regras relativas às cotas raciais sejam resolvidas. O MPF avalia que podem haver violações aos princípios constitucionais e legais. O caso foi revelado pelo Metrópoles. O MGI, porém, diz trabalhar com a manutenção do calendário do CPNU ao mesmo tempo em que está conversando com as instituições.

Caso os resultados sejam, de fato, disponibilizados nesta terça, os candidatos deverão acessar a página do CNU, no site da Cesgranrio, para verificar a situação.

Os resultados finais contemplarão quem concorre aos cargos de nível intermediário (Bloco 8). Já para os candidatos dos blocos 1 ao 7 será divulgada a primeira lista de classificação e feita a primeira convocação para os cargos que têm cursos de formação.


Entenda

  • Os resultados do Bloco 8 e a primeira lista de classificação dos blocos 1 a 7 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) serão divulgados nesta terça (4/2).
  • Os aprovados terão os dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar participação nos cursos de formação.
  • A lista definitiva de classificação para todos os cargos e a convocação para matrícula nos cursos de formação será divulgada em 28 de fevereiro.
  • O candidato que não manifestar interesse em participar de curso de formação no prazo estabelecido estará eliminado da disputa de vagas relativas ao cargo/carreira para o qual foi convocado e das vagas dos cargos/carreiras abaixo na lista de preferência.

No caso de cargos que demandam cursos de formação, após a divulgação das notas finais e da classificação (em 4 e 5 de fevereiro), o candidato deverá acessar a página do CNU e verificar a convocação na “Área do Candidato”.

5 imagens

1 de 5

Coletiva de Imprensa para detalhar o novo cronograma do CNU

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

2 de 5

Wey Alves/Metrópoles
@weyalves_

3 de 5

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

4 de 5

Wey Alves/Metrópoles
@weyalves_

5 de 5

Wey Alves/Metrópoles
@weyalves_

É obrigatória a confirmação de presença no curso de formação. A participação no curso de formação só estará assegurada após o candidato responder “SIM” à convocação e, posteriormente, efetivar a matrícula junto às instituições que promoverão os cursos.

A lista inicial de convocados considera as opções de cargo indicadas no momento da inscrição. À medida que os candidatos confirmam a participação, novas vagas são abertas em outros cargos, com listas atualizadas sendo publicadas em 11 e 18 de fevereiro. Aqueles reconvocados para cargos de maior preferência terão a vaga anterior automaticamente disponibilizada para outro candidato.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a lista definitiva de classificação para todos os cargos e a convocação para matrícula nos cursos de formação será divulgada em 28 de fevereiro. Isso porque candidatos podem subir nas listas de classificação.

Confira abaixo o calendário atualizado do CNU:

4 e 5 de fevereiro

  • Divulgação do resultado final dos candidatos do Bloco 8 (nível médio);
  • Divulgação da primeira lista de classificação dos candidatos inscritos nos blocos 1 ao 7 (nível superior);
  • Divulgação da primeira lista de convocados para os cursos de formação.

11 de fevereiro

  • Divulgação da 2ª lista de classificação para todos os cargos de nível superior
  • Divulgação da 2ª convocação para os cursos de formação, considerando as vagas abertas após as confirmações e desistências de candidatos convocados anteriormente; e
  • Prazo de dois dias, 11 e 12 de fevereiro, para confirmação de participação nos cursos.

18 de fevereiro

  • Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos de nível superior
  • Divulgação da 3ª convocação para os cursos de formação, considerando as vagas abertas após as confirmações e desistências de candidatos convocados anteriormente; e
  • Prazo de dois dias, 18 e 19 de fevereiro, para confirmação de participação na nova convocação.

28 de fevereiro

  • Divulgação da lista definitiva de classificação dos candidatos aprovados nos blocos 1 ao 7 que não precisam de cursos de formação; e
  • Divulgação da lista final de convocados para matrícula nos cursos de formação.

CNU, o “Enem dos Concursos”

Inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o CNU ofertou 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

As vagas foram divididas em oito blocos temáticos:

  • Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (744 vagas)
  • Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (580 vagas)
  • Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (538 vagas)
  • Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
  • Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.008 vagas)
  • Bloco 6 – Trabalho e Previdência (370 vagas)
  • Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1.737 vagas)
  • Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)

Inicialmente, a primeira edição do CNU seria aplicada em 5 de maio. Mas, às vésperas das provas, em 3 de maio, o governo federal anunciou o adiamento do concurso unificado em todo o Brasil devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

As provas do “Enem dos Concursos” foram aplicadas em dois turnos (manhã e tarde) em 228 municípios no dia 18 de agosto. Cerca de 970 mil candidatos fizeram o exame. Com isso, o CNU tornou-se o maior concurso da história do país.

A taxa de abstenção do Concurso Unificado foi de 54,12%, de acordo com o MGI. Sob organização da Fundação Cesgranrio, a aplicação do exame foi dividida em:

  1. Provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos; e
  2. Provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.