Consultoria financeira empresarial ganha força em Sergipe

Weslei Gomes é consultor financeiro empresarial (Foto: André Major)

A consultoria financeira empresarial tem conquistado espaço significativo no mercado brasileiro, com um crescimento notável nos últimos anos. Em Sergipe, esse movimento segue a mesma tendência nacional e a procura por este tipo de consultoria pode garantir organização e solidez nas finanças das empresas. A medida pode prevenir falências e endividamentos.

É o que explica o consultor financeiro empresarial, Weslei Gomes, especialista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo ele, a procura por serviços de consultoria está diretamente relacionada à necessidade de organização e fortalecimento financeiro das empresas. Ele afirma que muitos empresários só procuram ajuda em momentos críticos, como endividamento elevado ou queda no fluxo de caixa. Contudo, o ideal seria buscar esse suporte preventivamente.

“Quando as empresas começam com um planejamento estruturado, as chances de sucesso aumentam significativamente. É como contratar um personal trainer para alcançar um objetivo físico. O consultor financeiro age como um guia, nutrindo a empresa com informações estratégicas e otimizando a gestão”, explica o consultor.

Pesquisas recentes indicam que o mercado de consultorias vem crescendo no Brasil, sobretudo, quando o assunto é consultoria financeira. Esse cenário reflete a crescente busca por consultoria especializada nas empresas, um suporte estratégico para otimizar resultados.

No cenário sergipano reflete a predominância de empresas da área de prestação de serviços, especialmente nos segmentos da saúde, advocacia e franquias. Ainda segundo Weslei, esses setores apresentam maior demanda pelos serviços de consultoria. “As empresas desses nichos estão mais inclinadas a procurar profissionais para organizar as finanças e implementar ferramentas de gestão, que tragam clareza nos resultados e melhorem a competitividade”, pontua.

Um exemplo claro do impacto positivo desse trabalho é a elaboração de um planejamento financeiro anual, fundamental para entender os períodos de maior ou menor acúmulo de caixa e para prever a necessidade de reservas financeiras. Esse processo, segundo Weslei, permite que o empresário tome decisões mais assertivas, como investimentos, expansão e até otimizações internas.

Procura por profissionais capacitados

A expansão do mercado de consultoria financeira em Sergipe acompanha uma tendência nacional. A procura por profissionais capacitados está entre os principais fatores que impulsionam esse crescimento. “A concorrência no mercado exige uma estruturação sólida. Quem não buscar um acompanhamento profissional, principalmente financeiro, terá dificuldades para se manter competitivo”, alerta Weslei.

O papel do consultor vai além da gestão financeira. Segundo o consultor, com o planejamento e controle adequado, é possível implementar melhorias em outras áreas da empresa, como marketing, vendas e capacitação de equipes, fortalecendo, assim, as bases para o crescimento sustentável do negócio.

Cenário desafiador, mas promissor

Empresas de Sergipe que optaram por um suporte consultivo, desde sua concepção, têm conseguido se destacar na sua concorrência. De acordo com Weslei, o trabalho de consultoria é contínuo, com revisões anuais de planejamento, comparação de cenários projetados e realizados, e adaptações estratégicas conforme a evolução da empresa.

“O empresário que busca essa estrutura consegue ‘ter a faca, o queijo e a geleia nas mãos’, ou seja, está preparado para tomar decisões e aproveitar oportunidades, sempre com base em dados e planejamento. Esse é o diferencial em um mercado cada vez mais competitivo”, conclui Weslei Gomes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

O post Consultoria financeira empresarial ganha força em Sergipe apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.