Apple lidera mercado de celulares, e iPhone 15 foi o mais vendido de 2024

A Apple foi a marca que mais vendeu celulares durante o ano de 2024. É o que mostra o relatório mais recente da agência Canalys, que ainda apontou os modelos mais populares do ano passado. 

  • Top 10: os celulares mais vendidos de todos os tempos
  • Oppo, Huawei e outros vs iPhone: qual é a marca preferida na China?

Segundo os resultados obtidos, Apple e Samsung ficaram com 18% de fatia de mercado. Contudo, a Maçã teve 225,9 milhões de celulares remetidos, enquanto a coreana ficou com 222,9 milhões. 

  • 💬 Acompanhe o Canaltech no WhatsApp e veja as notívias mais recentes 

Os números ainda refletem que as duas companhias perderam um ponto percentual cada em fatia de mercado. Segundo a Canalys, o bom desempenho da Apple na América do Norte e Europa ajudou a compensar os declínios vistos na China. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Apple e Samsung lideram mercado de smartphones (Imagem: Canalys)

As marcas chinesas vêm na sequência, incluindo a Xiaomi, que teve grandes evoluções no mercado local e chegou a 14% de participação global. Já a TRANSSION, que engloba empresas como Tecno, Itel e Infinix, tem 9%, enquanto a OPPO fica com 8%. 

iPhone 15 foi o celular mais vendido de 2024

O celular mais vendido de 2024 foi o iPhone 15. Trata-se de uma tendência vista também no ano passado, em que o modelo mais popular não é o mais recente.  

Entre outros motivos, isso pode ser explicado pelo fato de que a linha iPhone 16 esteve disponível por apenas quatro meses do ano. No entanto, o desempenho do iPhone 16 Pro e Pro Max foi considerado positivo, com vendas 11% mais altas que seus antecessores diretos no recorte de 2023. 

Linha Galaxy S retornou ao top 10 (Imagem: Canalys)

Ao mesmo tempo, a Samsung teve o maior volume de celulares da linha Galaxy S remetido desde 2019, com ainda mais interesse do público pelo modelo Ultra. Os aparelhos da linha Galaxy A também têm importância para as ambições da empresa, segundo Sanyam Chaurasia, analista sênior na Canalys. 

A Canalys também destacou que o mercado de celulares teve um aumento de 7%, na primeira retomada após dois anos de queda. O analista Runar Bjørhovde explicou que a expansão é resultado de diversos fatores:

“A demanda tem aumentado no segmento de massa, por conta de um ciclo de troca de aparelhos comprados durante a pandemia. Além disso, economias amadurecidas têm se recuperado, incluindo o crescimento da China em 4%, América do Norte em 1% e Europa em 3%”

Contudo, o ano de 2025 ainda promete alguns desafios para as empresas. Bjørhovde apontou que alguns mercados já estão atingindo pontos de saturação, e fatores como instabilidades econômicas e tarifas dos Estados Unidos causarão efeitos imprevisíveis. 

Leia mais

  • TSMC se prepara para inaugurar processo de 1nm; como isso impactará a indústria?
  • iPhone 16 Pro ganha versão em ouro 24 K inspirada em Bitcoin; veja fotos
  • Galaxy G Fold: Celular dobrável triplo da Samsung ganha nome e características

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.