Com promessa de “previsibilidade”, Motta preside 1ª sessão na Câmara

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), vai presidir sua primeira sessão da Casa nesta terça-feira (4/2) com a promessa de que sua gestão será marcada por previsibilidade e votações iniciando mais cedo no plenário, por volta de 16h.

Nessa segunda (3/2), Motta comandou a primeira reunião de líderes partidários de sua gestão, e logo em seguida, já publicou a pauta da sessão desta terça, o que não foi comum na gestão anterior, quando Arthur Lira (PP-AL) publicava o que seria votado horas ou minutos antes de a votação iniciar.


Entenda o contexto

  • Durante sua campanha à presidência, Motta prometeu que buscaria publicar a pauta das sessões com mais antecedência, para atender à reivindicação dos parlamentares.
  • Além disso, o presidente da Câmara também se comprometeu em iniciar as votações do plenário mais cedo a partir de agora. A desta terça está prevista para começar às 16h (horário de Brasília).
  • Na gestão Lira, parlamentares reclamavam de a pauta sair minutos antes do início da votações, e assim, muitos nem conseguiam se aprofundar nos temas antes de ter que decidir seu voto.
  • Outra crítica feita aos antigos presidentes da Casa era o horário tardio em que começavam as votações no plenário.

No encontro de líderes, ficou definido também que o colégio de líderes deve se reunir sempre às quintas-feiras para tentar chegar a uma pauta final da semana seguinte, e assim dar tempo para que toda a Casa possa saber como será o andamento da semana.

A eleição

Com 444 votos, Motta não conseguiu superar Lira, seu padrinho de candidatura. Em 2023, o alagoano também foi apoiado pelo governo e oposição e cravou 464 votos, maior votação absoluta.

Também concorreram à presidência da Câmara os Deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e pastor Henrique Vieira (PSol-RJ). Na eleição, van Hattem obteve 31 votos, e Vieira, 22.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.