Pacheco aguarda chamado de Lula até sexta para definir futuro

Cotado para assumir um ministério no governo Lula, o agora ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) aguarda um “chamado” do chefe do Palácio do Planalto ainda nesta semana para definir seu futuro político.

Segundo apurou a coluna, parlamentares aliados de Lula tentam marcar um encontro entre ele e Pacheco até a sexta-feira (7/2), data em que o senador mineiro sairá de férias. Pacheco deve ficar fora por pelo menos 15 dias.

4 imagens

Senador quer receber convite do presidente Lula

Ele deve se reunir com o líder do governo, Jaques Wagner
Lula quer Pacheco no governo
1 de 4

Rodrigo Pacheco é cotado para ocupar uma vaga no governo

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

2 de 4

Senador quer receber convite do presidente Lula

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

3 de 4

Ele deve se reunir com o líder do governo, Jaques Wagner

Reprodução

4 de 4

Lula quer Pacheco no governo

Antes de se encontrar diretamente com Lula, a expectativa é que o ex-presidente do Senado também converse sobre seu futuro político com o atual líder do governo no Casa, o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Pacheco vem sendo cotado para uma vaga na Esplanada desde 2024. Inicialmente, o nome dele foi cogitado para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente comandado por Ricardo Lewandowski.

Atualmente, porém, Pacheco está mais cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chefiado por Geraldo Alckmin, que também é vice-presidente da República.

PSB pode perder mais um ministério

Com a saída de Pacheco para o MDIC, o PSB de Alckmin pode perder mais um ministério no governo. Em 20224, a sigla já tinha perdido o Ministério da Justiça, após a saída de Flávio Dino para o STF.

Novo líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) afirma que, mesmo que perca espaço, a legenda não deve deixar a base aliada do governo.

“A gente tem contribuído da forma como a gente é chamado a contribuir. Acho que nós temos, tanto dentro do ministério,  como dentro do partido pessoas que têm capacidade de contribuir para o governo e que estão à disposição do governo. Então, a participação do PSB dentro de qualquer discussão de composição de governo é uma participação completamente propositiva”, disse o deputado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.