Diretoria da Adab visita abatedouros do SIE

Dando seguimento ao trabalho permanente de fiscalização aos estabelecimentos industriais de abate animal, diretores da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizaram as primeiras visitas de inspeção do ano, começando pelo tradicional frigorífico Campo do Gado, em Feira de Santana. O empreendimento, que opera há 39 anos, tem capacidade instalada de abate de 400 animais por dia, entre bovinos e suínos. Nesta segunda-feira (03), foi a vez da Confrigo, com sede em Vitória da Conquista, e que abate seis mil bovinos por mês.

As visitas técnicas contaram com as presenças do diretor geral do órgão, Paulo Sérgio Luz, do diretor de Inspeção, José Ramos, e do coordenador de produtos cárneos, Gregório Magno, que foram recebidos pelos proprietários dos abatedouros.

Na oportunidade, a equipe conheceu, reviu a planta dos estabelecimentos e também discutiu os termos de trabalho e atualizações, que são exigidas pela legislação. Para o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a ideia é ter um acompanhamento mais próximo com as empresas e o próprio serviço de inspeção local.

“Discutimos os trabalhos que estão sendo realizados dentro do Governo do Estado e crescimento em potencial do setor após a conquista do status de livre da aftosa sem vacinação. A nossa expectativa é de que tenhamos um resultado bastante positivo para o país e para a Bahia, com os produtos cárneos cada vez mais valorizados”, avalia Luz.

Vale ressaltar que todo abate legalizado está envolvido com o processo tecnológico legal para evitar o sofrimento do animal e garantir que os produtos oriundos da atividade estejam totalmente dentro do padrão previsto de inocuidade e qualidade.

O diretor de inspeção, José Ramos, reitera que os animais não podem ser abatidos sem a presença de um médico veterinário ou um fiscal estadual agropecuário da Adab para garantir que a legislação esteja sendo cumprida. “O abate clandestino é uma irregularidade que põe em risco a saúde pública e o bem-estar animal. Por isso atuamos de forma preventiva para evitar que diversas doenças acometam o cidadão, o consumidor”, conclui.

Ascom Adab

O post Diretoria da Adab visita abatedouros do SIE apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.