Trump aumenta pressão para impedir Irã de desenvolver arma nuclear

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que mirou o Irã e seu programa nuclear. Durante a assinatura do memorando, nesta terça-feira (4/2), o líder norte-americano afirmou que a medida busca impedir que o país liderado pelo aiatolá Ali Khamenei consiga desenvolver uma arma nuclear.


Relação tensa com o Irã

  • No seu primeiro mandato, Trump manteve uma relação tensa com o Irã, principalmente pelo avanço do programa nuclear do país persa. 
  • A possibilidade de que o Irã desenvolvesse uma arma nuclear fez com que Trump ordenasse o assassinato do ex-general Qassem Soleimani, um dos principais nomes do Irã. 
  • O episódio rende, até hoje, ameaças de vingança vindas do Irã contra o presidente norte-americano.

Segundo o presidente dos EUA, a ordem tem como objetivo definir diretrizes para que órgãos governamentais exerçam “pressão máxima” contra o Irã por meio da economia.

A decisão de Trump aconteceu horas antes do encontro com Benjamin Netanyahu na Casa Branca. No encontro, além de reafirmar a intenção de expulsar palestinos da Faixa de Gaza, a questão do Irã também foi discutida pelos dois líderes.

Desde o início da guerra no enclave palestino, o premiê israelense tem apontado a república islâmica como o principal apoiador de grupos extremistas no Oriente Médio, como o Hamas, Hezbollah e Houthis. 

Apesar de aumentar o tom contra o Irã, o presidente dos EUA disse ter esperanças de que não seja necessário aplicar todas as medidas punitivas contra o país comandado pelo aiatolá Ali Khamenei, e falou em negociar um acordo com Teerã.

“Talvez isso seja possível, talvez não seja possível”, disse Trump sobre uma possível negociação com o Irã.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.