Android 15 terá ajuste de contraste que facilita a leitura

O Google prepara uma opção para aumentar o contraste das cores na interface do Android 15. O ajuste seria aplicado para todas as telas e aplicativos do sistema com o padrão de design Material You, que personaliza o esquema de cores com base no papel de parede usado, e tem o objetivo de facilitar a leitura pelo dispositivo móvel.

  • Programa de recompensa Google Play Points chega ao Brasil em 2024
  • Android 15 tem novas funções para quem usa teclado físico

A informação foi publicada pelo jornalista Mishaal Rahman, do site Android Authority, que encontrou o menu escondido no código do Beta 2.1 do Android 14 QPR3 — apesar de usar o nome da edição atual do sistema, essa versão de testes traz recursos que devem aparecer na próxima geração do Robô Verde.

Ajuste visual

A tela de contraste de cores ofereceria três níveis diferentes: padrão, médio ou alto. Em cada caso, é possível ver uma prévia de como a interface ficaria, com mais destaque para os textos e mudança nas cores dos ícones, mas sem perder a personalização do Material You. Por fim, há um ajuste que permite contornar a fonte do sistema com um tom de preto ou branco, o que pode ajudar na hora de ler todas as informações na tela.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Android 15 deve ganhar ajuste de contraste para facilitar a leitura (Imagem: Adrien/Unsplash)

Alto contraste no Android

Vale lembrar que o sistema operacional já possui um modo de alto contraste nas configurações de acessibilidade, mas ele não segue o padrão do Material You — na maioria dos casos, opta por um fundo branco ou preto e um esquema mais limitado de cores. 

A novidade ajudaria na experiência do usuário enquanto ainda mantém um dos principais destaques de personalização do aparelho. No entanto, nem todos os apps do sistema devem ser compatíveis com a medida.

O Android 14 foi lançado com uma série de novos recursos de acessibilidade, como a opção de ativar notificações com o flash da câmera, tema monocromático e uma ferramenta de lupa mais flexível para selecionar fragmentos da tela. A expectativa é de que o sucessor também traga mais novidades nesse sentido. 

As primeiras informações oficiais sobre o Android 15 devem surgir no evento Google I/O, marcado para o dia 14 de maio. Enquanto isso, você pode conferir o que esperar da nova atualização.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • “Não imprima boletos”, alerta Febraban sobre golpe que altera códigos de barras
  • Proteínas dos tardígrados dão “superpoderes” para células humanas
  • Novo vazamento de quase 90 mil chaves Pix acende sinal de alerta
  • Fim do Google Podcasts é o Google se rendendo ao óbvio de novo
  • Flash ganha um “predador natural” como contingência contra velocistas
  • Quase tudo o que sabíamos sobre a evolução das aves estava errado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.