Trump: “Relatos de que EUA explodirá Irã em pedacinhos são exagerados”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu na rede Truth Social que os “relatos de que os Estados Unidos, trabalhando em conjunto com Israel, vão explodir o Irã em pedacinhos são muito exagerados”. Ele ainda destacou que “preferiria muito mais um Acordo de Paz Nuclear Verificado com o Irã”.

As falas foram feitas após Trump assinar um memorando que busca impedir que o Irã desenvolva arma nuclear e ameaçe o país, nessa terça-feira (5/2).

Trump, na manhã desta quarta-feira (5/2), afirmou querer “que o Irã seja um país grande e bem-sucedido, mas que não possa ter uma arma nuclear”.

“Relatos de que os Estados Unidos, trabalhando em conjunto com Israel, vão explodir o Irã em pedacinhos, são muito exagerados. Eu preferiria muito mais um Acordo de Paz Nuclear Verificado, que deixaria o Irã crescer e prosperar pacificamente. Devemos começar a trabalhar nele imediatamente e ter uma grande Celebração do Oriente Médio quando for assinado e concluído. Deus abençoe o Oriente Médio”, destacou Trump.


Relação tensa com o Irã

  • No seu primeiro mandato, Trump manteve uma relação tensa com o Irã, principalmente pelo avanço do programa nuclear do país persa.
  • A possibilidade de que o Irã desenvolvesse uma arma nuclear fez com que Trump ordenasse o assassinato do ex-general Qassem Soleimani, um dos principais nomes do Irã.
  • O episódio rende, até hoje, ameaças de vingança vindas do Irã contra o presidente norte-americano.

Na semana passada, Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, afirmou que, se os Estados Unidos atacarem as suas instalações nucleares, o Irã dará uma resposta imediata, que geraria uma “guerra total na região”. E que um ataque militar de Israel e dos Estados Unidos ao Irã seria “um dos maiores erros históricos que os EUA poderiam cometer”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.