Morte: igreja que desabou tinha condição “ruim”, disse Iphan em 2023

A última fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Igreja e Convento de São Francisco, cujo teto desabou nesta quarta-feira (5/2), em Salvador (BA), ocorreu em junho de 2023, ou seja, há mais de um ano e meio. À época, conforme os dado do Relatório de Bens Materiais do órgão, o estado de conservação da “igreja de ouro”, como é conhecida, já era considerado “ruim”.

O Metrópoles buscou essas informações no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) do Iphan. A igreja é um bem tombado, faz parte da categoria de “arquitetura religiosa” e tem natureza administrativa federal. A última fiscalização, feita no dia 6 de junho de 2023, apontou a integridade do prédio, mas indicou falhas na conservação.

3 imagens

Ao menos uma pessoa morreu no local e outras seis ficaram feridas.

Bombeiros estão no local, em busca de possíveis vítimas sob os destroços.
1 de 3

Parte do teto da Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador (BA), desabou nesta quarta-feira (5/2)

Reprodução

2 de 3

Ao menos uma pessoa morreu no local e outras seis ficaram feridas.

Reprodução

3 de 3

Bombeiros estão no local, em busca de possíveis vítimas sob os destroços.

Reprodução

Parte do teto da Igreja de São Franscisco, localizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, desabou na tarde desta quarta, deixando ao menos um morto e seis pessoas feridas. A igreja está entre os principais pontos turísticos da capital baiana.

Informações preliminares dão conta de que a vítima morta seria uma mulher, turista de São Paulo. A identidade dela, no entanto, assim como dos feridos, não foi divulgada.

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para identificar possíveis vítimas presas aos destroços. A Polícia Militar isolou a área e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta socorro aos sobreviventes.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram como ficou a igreja, após o desabamento. Veja:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.