Paulinho Sestrem propõe que Legislativo se engaje para promover mais segurança no trânsito

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 04 de fevereiro, o vereador Paulinho Sestrem (PL) apresentou números relacionados à área de trânsito e mobilidade no município e teceu considerações sobre os dados. “Nós temos uma frota que desde 2016 vem crescendo 3,4 mil veículos por ano. No ano passado, chegamos a mais de 126 mil veículos cadastrados no Ciretran [Circunscrição Regional de Trânsito], ou seja, Brusque ainda é uma das cidades com maior número de veículos por habitante”, disse.

“Tivemos também muitos acidentes e óbitos”, acrescentou o parlamentar, para depois exibir uma tabela discriminando o número de mortes registradas anualmente na cidade desde 2010 em decorrência de acidentes de trânsito. “Um destaque para 2013 e 2024, que foram os anos que menos tiveram mortes [15 por período]. Para uma frota dessas, é pouco, mas a família que perdeu uma pessoa muitas vezes não se conserta mais”, ponderou.

“O trânsito em Brusque está perigoso, dilacerando vidas, acabando com famílias. Nós tivemos um total, nesses 15 anos, de mais de 300 óbitos – 332, uma média de 22 ao ano e quase dois por mês. Neste janeiro, já foram três. Se seguirmos assim, vamos estar com 36 no final do ano”, alertou. “Nós, em conjunto – vereadores, população, Poder Executivo – vamos ter que agir para que a gente possa, no fim do ano, trazer um número bem abaixo disso. Temos que adotar o Triângulo da Segurança no Trânsito”, defendeu. O termo se refere a ações de educação, fiscalização e engenharia.

“Como nós, vereadores, podemos contribuir para a segurança do trânsito? Primeiro, fazendo as nossas próprias campanhas, como já foi feito nesta casa o Maio Amarelo, a Semana Nacional do Trânsito e outros eventos que a gente possa trazer em 2025. Apoiar e participar de possíveis campanhas dos órgãos de Segurança Pública e utilizar nossas redes sociais e demonstrar preocupação com os números do trânsito na nossa cidade, contribuindo para a melhor qualidade de vida”, sugeriu.

Assista ao pronunciamento: https://youtu.be/qlRKjE8aYSU

Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.