Lula destaca crescimento econômico e distribuição de renda

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que seu governo tem como prioridade a distribuição de renda, crescimento econômico e educação. Em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, ele destacou a ampliação do crédito, investimentos na indústria e medidas para garantir avanços na educação básica e superior.

“A marca que vou deixar é o crescimento da distribuição de renda e inclusão social. Vamos fortalecer a civilidade democrática, o crescimento salarial e educacional”, declarou Lula.

Políticas sociais e apoio aos pequenos produtores

O presidente enfatizou que seu governo ampliou programas voltados para indígenas, quilombolas, mulheres e pequenos produtores rurais. “Nunca antes na história do Brasil houve tantas políticas de inclusão social como agora”, afirmou.

Ele também ressaltou o aumento do crédito para o agronegócio e setor industrial, além do crescimento do PIB industrial. “O Brasil tem setores econômicos em expansão, o que fortalece a economia”, acrescentou.

Educação e uso de celulares nas escolas

Lula reforçou seu compromisso com a alfabetização na idade certa e a expansão dos institutos federais. O governo prevê a construção de 100 novos institutos, além de investimentos em universidades e hospitais universitários.

Ele também destacou a sanção da lei que restringe o uso de celulares nas escolas. “A proibição é para respeitar o jovem, o professor e a educação. Se não cuidarmos do humanismo, os algoritmos vencerão”, disse.

Expansão do crédito e fortalecimento da microeconomia

Lula ressaltou a ampliação do crédito por meio dos bancos públicos, como BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste. “O crédito está crescendo, e novas medidas serão anunciadas em breve”, adiantou.

Ele defendeu que a microeconomia precisa de atenção para estimular o consumo das famílias e o crescimento econômico. “Com dinheiro circulando, o comércio e serviços crescem, o salário melhora e o PIB avança“, explicou.

Por fim, o presidente reforçou a necessidade de equilibrar o apoio aos pequenos empreendedores e grandes investimentos. “O pequeno investe imediatamente. Quem pega um bilhão de dólares nem sempre aplica no mesmo ano. Portanto, financiar os pequenos impulsiona a economia”, disse.

Entenda o caso: as prioridades do governo Lula

  • Distribuição de renda: fortalecimento de programas sociais
  • Educação: ampliação de institutos federais e alfabetização
  • Crédito: expansão do financiamento para micro e grandes empresas
  • Microeconomia: incentivo ao consumo para impulsionar o crescimento
  • Indústria: aumento da produção e do PIB industrial
  • Regulação nas escolas: restrição ao uso de celulares

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky

Siga-nos no X (antigo Twitter)

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube

Participe do Canal no WhatsApp

O post Lula destaca crescimento econômico e distribuição de renda apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.