Preço do diesel cairá em ‘um futuro breve’, declara ministro de Minas e Energia

 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse, nessa quarta-feira (5), que enxerga uma perspectiva de queda no preço do diesel em um futuro breve. Em conversa com a CNN Brasil, Silveira declarou que o preço do combustível está controlado, mas não explicou quando e nem o porquê o valor do diesel pode ser reajustado para baixo.

Segundo o ministro, não há motivo para medidas drásticas por parte do governo ou dos caminhoneiros – uma das principais classes impactadas pelo aumento no valor do combustível –, pois o preço praticado no Brasil ainda está inferior ao preço de paridade internacional.

Mesmo com o reajuste de 6,3% no preço do litro do combustível produzido pela Petrobras na sexta-feira (31), o valor do diesel comercializado nos postos brasileiros ainda está 6% abaixo da paridade internacional. Os dados são do relatório da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) dessa quarta-feira (5).

“Não há motivo para dizer que o preço do diesel está acima da média, até porque nós acabamos com o preço de paridade internacional. Nós estamos sob estabilidade. Há uma perspectiva inclusive de estabilidade de preços e até de queda no futuro e eu acredito que em um futuro breve”, disse Silveira.

Silveira quer adesão à Opep+

Silveira declarou que considera importante o governo aprovar a entrada do Brasil na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), marcado para 18 de fevereiro.

Na visão do ministro, a presença do Brasil nas reuniões do cartel de produtores de petróleo é estratégica e que o país pode convencer os demais membros a acelerarem a transição energética. “Eu acredito que vamos aderir à Opep+ e que isso será muito importante para o desenvolvimento econômico e sustentável do país”, declarou.

Fonte: Poder360

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.