Notebooks com Snapdragon X já dominam 10% do mercado nos EUA

O mercado de AI PCs ficou mais aquecido com a chegada dos notebooks com chips Qualcomm Snapdragon. Em uma reunião recente com acionistas, o CEO da fabricante, Cristiano Amon, revelou que 10% dos notebooks com Windows vendidos por mais de US$ 800 nos EUA são equipados com os chips Snapdragon X.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 4 vantagens da arquitetura ARM em relação à x86
  • Windows 11 entra na era ARM; entenda o que muda

Amon disse que mais de 80 design de notebooks diferentes para os processadores Snapdragon X estão em produção no momento. A intenção da fabricante é comercializar mais de 100 design durante o próximo ano. Isso acontecerá através de parceiras como Acer, ASUS, Dell, HP e Lenovo.

Maior compatibilidade com chips Qualcomm Snapdragon

O executivo, que é brasileiro, afirmou ainda que continuam trabalhando para aumentar a compatibilidade com diferentes aplicações, esse que ainda é um dos problemas do Windows on Arm em relação à plataforma x86 que existe há décadas e é dominada pela AMD e Intel. Segundo Amon, 50 novas aplicações para IA agora estão otimizadas e rodam nativamente em um Snapdragon.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Notebook Samsung Galaxy Book4 Edge
O Samsung Galaxy Book4 Edge se encaixa nos modelos acima de US$ 800 nos EUA (Foto: Raphael Giannotti/Canaltech)

“O ecossistema de aplicativos mais amplo continua a se expandir com os aplicativos nativos do Snapdragon, que agora incluem 20 das VPNs mais populares, 50 dos aplicativos de segurança e armazenamento em nuvem mais populares, além de novos aplicativos para criadores”, explica.

Não foi revelado as vendas gerais de notebooks equipados com Qualcomm Snapdragon em todo o mundo. O executivo afirmou também que essa “primeira onda” era voltada para o consumidor, “agora ele está sendo implementado para fins comerciais”.

Veja mais do CTUP:

  • Dicas para aumentar o desempenho de CPUs AMD Ryzen
  • 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.