Músico opositor a Putin morre ao cair de janela durante busca policial

Vadim Stroykin, um conhecido músico russo e grande opositor do presidente da Rússia, Vladimir Putin, morreu, nessa quinta-feira (7/2), aos 59 anos, ao cair da janela de seu apartamento no 10º andar de um prédio durante uma busca policial feita em sua casa. Ele era acusado de fazer doações ao exército ucraniano.

Segundo a lei russa, o músico poderia pegar até 20 anos de prisão se fosse condenado por “participar de uma organização terrorista” por seu suposto apoio à Ucrânia.

Stroykin criticou a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 nas redes sociais e, desde então, se tornou alvo do governo de Putin.

Os agentes revistavam o apartamento de Stroykin no distrito central de Admiralteysky como parte do processo criminal aberto contra ele.

Segundo a mídia local, ele foi visto vivo pela última vez no 10º andar, quando saiu para a cozinha para beber água, até que “abriu a janela às pressas e pulou”.

Uma investigação preliminar foi aberta pela polícia.

Carreira como músico

Vadim Stroykin era descrito como um músico bardo, um gênero identificado com o degelo cultural soviético da década de 60 e a subsequente popularidade das canções alegóricas como uma saída criativa à opressão do regime.

O músico dedicou os últimos 10 anos de sua vida a aulas particulares de violão, dadas em seu apartamento de São Petersburgo, onde ele morreu.

Stroykin apresentou um programa de música bárdica na afiliada de Yekaterinburg, estação de rádio, e fundou uma agência de viagens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.