Intel registra maior queda nas vendas de CPUs Xeon em 13 anos

O mais recente relatório fiscal da Intel revela que o segmento de processadores para servidores (Xeon) registrou a maior queda em 13 anos. Isso já vinha acontecendo desde 2022, caindo quase pela meta em 2024. O Time Azul fechou o ano passado com menos de um milhão de unidades enviadas.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Características mais importantes nos processadores Intel
  • Dicas para aumentar o desempenho de CPUs AMD Ryzen

Comparado com 2020 e o maior pico recente em relação a envios de CPUs Intel Xeon, o ano de 2024 fechou com menos da metade dos cerca de 1,7 milhão de unidades.

Na reunião em que a Intel apresentou esses resultados, a co-CEO interina, Michelle Johnston, admitiu que a empresa está atrás da rival AMD com seus processadores EPYC:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Portanto, acho que não seria incompreensível que eu colocasse um produto de data center do lado de fora, se isso significasse que eu atingiria o produto certo, a janela de mercado certa e o desempenho certo para meus clientes”.

Enquanto a Intel cai, a AMD cresce

Por outro lado, a rival AMD vem crescendo nesse mesmo segmento de CPUs para data centers com suas soluções EPYC. O mais recente relatório fiscal do Time Vermelho mostra que as vendas da 4ª geração de CPUs cresceu na casa de dois dígitos percentuais. Esse produto tem atraído cada vez mais clientes grandes como Amazon, Google, Microsoft e mais.

Essa é uma virada de cenário histórica, já que a Intel sempre dominou o mercado de processadores, seja para PC ou para servidores. A AMD vem conquistando cada vez mais espaço nesses dois mercados com as CPUs Ryzen e EPYC.

Veja mais do CTUP:

  • Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
  • AMD supera Intel em receita de data centers pela primeira vez na história

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.