Como gatos escolhem o seu ser humano favorito? Conheça 8 sinais

Os gatos são conhecidos por serem independentes, autônomos e apenas tolerarem os tutores, mas a fama não é inteiramente verdadeira. Os felinos sabem muito bem como escolher o seu ser humano favorito dentro de casa. Inclusive, um dos critérios é respeitar a individualidade e o espaço desses animais, o que não costuma ser tão importante entre os cachorros.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como calcular a idade do gato em anos humanos?
  • Como saber a idade de um cachorro em anos humanos?

Quando os gatos definem o seu ser humano favorito, alguns comportamentos indicam essa preferência, desde de seguir a pessoa pela casa, mostrar a barriga e até trazer “presentes” diversos para o seu grande amigo. São pelo menos oito sinais usados para reforçar a escolha e o elo de amizade (ou de grupo), que pode durar até o final da vida do animal de pelo menos 12 anos.

 

Entretanto, construir essa relação entre gatos e humanos não é tão simples. Por exemplo, especialistas em comportamento animal alertam para a boa memória dos felinos e a capacidade de gestos agressivos terem de afastar os peludos. Falar muito alto ou agir de forma muito acelerada são outros possíveis entraves nessa relação. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como os gatos escolhem as pessoas?

“Até mesmo os donos de gatos mais devotados se perguntam em algum momento, talvez, quando acordam suando frio no meio da noite, se seu gato realmente os ama“, brinca Emily Blackwell, pesquisadora e professora de comportamento e bem-estar animal na Universidade de Bristol (Reino Unido), em artigo na plataforma The Conversation. Apesar das dúvidas, é preciso saber analisar os comportamentos do pet para entender de quem ele mais gosta.

Essa dificuldade em mostrar vínculos, muito possivelmente, está ligada aos ancestrais selvagens dos gatos domésticos. Segundo Blackwell, eles não viviam em grandes grupos, como os antepassados caninos. Inclusive, são conhecidos ancestrais com mais de 300 mil anos. Durante o processo de domesticação, é que os gatos fortaleceram a capacidade de formar relacionamentos sociais tanto com outros felinos quanto com os humanos.

gato olhando para o horizonte, enquanto está na cama
Gatos são independentes, mas podem ter um humano favorito e dão sinais dessa relação de amizade (Imagem de: Hiang Kanjinna/Pexels)

“Embora eles possam não depender de pessoas para se sentirem seguros como os cães, muitos gatos demonstram afeição por seus tutores e parecem valorizar muito a companhia de seus companheiros humanos”, destaca a pesquisadora britânica.

Aqui, é preciso observar que esse apego aos humanos é influenciado, ao menos em parte, pelas experiências dos gatos enquanto filhotes. Se eles foram socializados com outros animais e se sentiram seguros com humanos na infância, a probabilidade de reforçarem essas ligações na fase adulta é muito maior. Os animais sem esse contato tendem a ter mais dificuldade.

8 sinais de que um gato gosta de você

Para saber se um gato gosta de você e se é o ser humano favorito dele, a especialista em comportamento animal compartilha oito sinais que indicam um forte vínculo entre as espécies:

  1. Sempre por perto: se seu gato segue você pela casa e dorme ao seu lado, ele o considera o seu ser humano favorito
  2. Piscar devagar: quando um gato pisca lentamente para você, está demonstrando carinho e confiança. Se possível, retribua o olhar;
  3. Soneca no colo: deitar no seu colo para dormir é um forte sinal de vínculo entre as espécies e símbolo de segurança;
  4. Lambidas carinhosas: os gatos só lambem aqueles com quem têm uma relação próxima, incluindo outros felinos e os humanos próximos. Acredite que isso é um bom sinal, mesmo que a língua deles seja mais áspera;
  5. Barriga à mostra: expor a barriga indica que o gato confia totalmente em você, já que é uma posição muito indefesa;
  6. Esfregar o corpo: quando o gato esfrega a cabeça ou outra parte do corpo em seu humano, isso não é simplesmente um gesto de carinho. Através do contato, ele transfere o seu cheiro, indicando que ambos pertencem ao mesmo grupo;
  7. Mordidinhas de afeto: mordidas leves e esfregar a boca são outra maneira do gato marcar você com o cheiro dele;
  8. Presentes inusitados: assim como os humanos fazem, os gatos gostam de levar presentes para quem eles gostam, como brinquedos, ratinhos de pelúcia, insetos ou até algumas aves (dependendo de onde vivem).

Leia mais:

  • Gatos fazem bem à saúde e a ciência pode provar
  • Cães podem desenvolver demência igual aos humanos
  • Cachorros também têm câncer de próstata; saiba interpretar os sinais

VÍDEO: entenda por que gatos gostam tanto de caixas?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.