Guerreiro recomenda programa que recupera celulares furtados e não devolvidos

Guerreiro recomenda programa que recupera celulares furtados e não devolvidosDA REDAÇÃO

O vereador Leandro Guerreiro (PL) apresentou uma indicação à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana sugerindo a criação de um programa para a recuperação de celulares perdidos e roubados em São Carlos. “Essa proposta busca aumentar a segurança da população e facilita a restituição de aparelhos a seus legítimos proprietários”, observou. 

A justificativa do parlamentar foi pautada no crescimento dos furtos e roubos de celulares no município, um problema que gera impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. “Muitas cidades brasileiras já implementaram medidas similares, utilizando tecnologia e parcerias estratégicas para rastrear e recuperar aparelhos extraviados”, destacou. 

Dentre as inúmeras sugestões apresentadas nessa propositura, Guerreiro menciona a viabilidade do uso de tecnologia para rastreamento dos dispositivos, em colaboração com operadoras de telefonia e órgãos de segurança pública. Além disso, propõe a criação de canais de comunicação específicos para denúncias e devolução de celulares desaparecidos. “A meta é agilizar a recuperação dos aparelhos e desencorajar a comercialização ilegal desses itens”, considerou. 

A proposta também prevê a realização de campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos da compra de celulares de origem duvidosa e sobre as formas de registrar e acompanhar a recuperação de dispositivos roubados ou cuja devolução é recusada pelo cidadão que achou o objeto perdido. Caso o prefeito Netto Donato (PP) se interessar por este projeto, a Guarda Municipal (GM) será a responsável por todo procedimento operacional. “Essa iniciativa reforça o debate sobre segurança pública e salienta o talento de inovação da Capital da Tecnologia”, concluiu o vereador do PL. 

Entenda como o programa funcionaria:

1. A vítima é roubada ou a pessoa que achou se recusa a devolver o seu aparelho; 

2. A vítima registra o Boletim de Ocorrência (BO); 

3. A vítima informa o IMEI do celular roubado;

4. A GM solicita à operadora telefônica, dados sobre a localização e identificação do atual usuário; 

5. Intimações são disparadas por meio de aplicativos de mensagem aos usuários que estão em posse do celular; 

6. Usuário comparece na sede da GM e devolve o aparelho; 

7. O aparelho recuperado é devolvido a vítima; 

8. Em parceria com a Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, serão realizadas operações em locais suspeitos de receptação de celulares roubados e não devolvidos.

Fonte: São Carlos Agora. Leia o artigo original: Guerreiro recomenda programa que recupera celulares furtados e não devolvidos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.