Bill Gates está “chocado” com queda da Intel

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, se diz “chocado” com a recente queda da Intel na indústria tech. As duas companhias atuaram juntas na ascensão dos PCs entre os anos 1980 e 1990, mas agora o executivo lamenta ter de ver a fabricante no estado atual.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • AMD bate recorde de vendas de CPUs para desktop em 2024
  • AMD supera Intel em receita de data centers pela primeira vez na história

Em entrevista para o Associated Press, para falar sobre seu novo livro “Source Code: My Beginnings” (“Código Fonte: Meus Primeiros Passos”, em tradução livre), ele revela sua reação ao declínio da empresa que produz semicondutores e processadores. 

“Eu estou chocado que a Intel basicamente se perdeu no caminho”, revela Bill Gates.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além de descrever como se sente em relação à Intel, Bill Gates também reforça como enxergava a companhia e compara ao que enxerga dela atualmente. Segundo o executivo, a situação não deveria ter chegado a este ponto.

“Gordon Moore (cofundador da companhia) sempre manteve a Intel como sua obra-prima. Agora, eles estão para trás em termos de design de chip e na fabricação de chips. Ambos fazem uma grande quantidade de capital circular”.

Processador Intel Core Ultra
Bill Gates aponta que a Intel ficou para trás em diversas frentes de seus negócios (Imagem: Divulgação/Intel)

A Intel está em uma “fase ruim” desde agosto de 2024, quando revelou ter um grande prejuízo em suas operações. O valor de mercado da companhia caiu, o CEO Pat Gelsinger se aposentou, diversos executivos deixaram a direção e milhares de funcionários da equipe foram demitidos. Diversos projetos foram paralisados ou cancelados, deixando sua situação ainda pior na indústria tech.

Além da empresa não ter aplicado de forma ágil a inteligência artificial em suas operações, também foram descobertos diversos problemas em seus processadores de 13ª e 14ª Geração. Levando em consideração que os chips mais recentes também não estão vendendo bem, não dá para enxergar uma recuperação tão cedo assim.

Bill Gates destaca a IA na queda da Intel

De acordo com Bill Gates, uma das maiores responsáveis pela queda da Intel é justamente a sua ausência na ascensão da inteligência artificial. Com a dominação de outras grandes fabricantes, ela perdeu muito de seu espaço dentro da indústria. 

“Eles perderam a revolução dos chips de IA e, com sua capacidade de fabricação, eles não têm sequer os padrões que empresas como a NVIDIA e Qualcomm possuem facilidades”, reforça o cofundador da Microsoft.

Uma retomada da Intel será difícil

Bill Gates sequer acredita que a Intel conseguirá se recuperar e trazer uma grande competitividade para a indústria tech. Suas esperanças eram relacionadas a Pat Gelsinger, mas após sua aposentadoria, ele acredita que isso não deve ocorrer.

“Eu achei que Pat Gelsinger foi muito corajoso em dizer ‘Não, eu vou consertar o lado do design, eu vou consertar o lado da fabricação’. Eu estive esperando, pelo bem dele e pelo bem do país, que ele fosse bem-sucedido. Eu queria que a Intel se recuperasse, mas parece que será bem difícil para eles neste estágio”.

Enquanto a Intel busca apenas frear sua própria queda, as demais seguem crescendo de forma expressiva no mercado. AMD, Apple e Qualcomm estão se tornando referência em processadores domésticos, de inteligência artificial e para o mercado empresarial. A NVIDIA pretende assumir este nicho também, algo que pode impactar toda a concorrência que foi vista até o momento.

Já do lado dos semicondutores, a Intel insiste na chegada do processo 1,8nm (18A) – sua tecnologia mais avançada. No entanto, a TSMC permanece na dianteira desta corrida e apresentou resultados mais positivos nos últimos anos. A Samsung, que também disputava espaço com ambas, acabou perdendo forças com um baixo desempenho, uma nomenclatura confusa e acusações, como visto recentemente pela NVIDIA.

Vídeo: No YouTube, o Canaltech comenta se um PC com inteligência artificial realmente faz diferença ou se é apenas mais uma moda passageira do mercado

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.