X-Men ‘97 | Todas as referências aos games que o Episódio 4 do desenho traz

X-Men ‘97 acertadamente não tentou fugir dos elementos da década de 1990 para criar toda a ambientação do seu universo. Além de roupas e o visual dos mutantes, outro elemento que pode ser apreciado no quarto episódio da temporada são os games, já que uma grande homenagem a eles é feita, com direito a fliperamas e consoles da era 16-bits.

  • X-Men ‘97 vai ter segunda temporada?
  • X-Men ’97 | Como o novo desenho expõe o grande problema dos mutantes nos cinemas

É possível notar pelo título do episódio, Motendo/Morte em Vida – Parte 1, é que duas histórias dividem os 30 minutos do capítulo. A primeira, Motendo, mostra Jubileu, a mais jovem integrante do time, querendo comemorar a chegada dos seus 18 anos.

Sem conseguir encontrar um jeito de celebrar a data, já que Magneto acredita que todos devem ficar vigilantes e treinar mais contra possíveis ataques, a mutante e seu amigo e flertezinho adolescente Roberto da Costa, o Mancha Solar, acabam sendo sugados para dentro de um videogame.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Comandado pelo supervilão alienígena Mojo, esse jogo usa as memórias de Jubileu e seu tempo com os X-Men para criar fases especiais que ela e Roberto precisam superar. A grande sacada aqui é como isso acontece, trazendo referências à era de jogos eletrônicos onde a guerra dos consoles foi mais acirrada (e divertida).

3. Apocalipse Mutante, um exclusivo do Motendo

A mistura maluca de um Mega Drive e um Super Nintendo em X-Men ’97 (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Logo no começo do episódio, Jubileu e Roberto conversam no quarto da mutante, quando ele percebe um console de videogame. Apesar do design ser claramente um Mega Drive misturado com um SNES, o nome do aparelho é Motendo, uma tiradinha com Nintendo e Mojo, o vilão por trás dos desafios da história.

É um jeito de misturar os dois consoles, e ainda colocar um cartucho de um jogo dos X-Men que parece ser inspirado na caixa de X-Men: Mutant Apocalypse, game lançado em 1994 para o Super Nintendo e um dos melhores jogos dos mutantes lançados nessa época.

No game original, os heróis vão até a ilha de Genosha, algo que também faz parte dessa versão no episódio. Inclusive, os personagens que aparecem no cartucho no desenho animado são os mesmos que podem ser controlados no clássico do SNES. 

 

  • Cansado de perder tempo procurando preços baixos? Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções no seu celular!

2. Beat ‘em ups clássicos

Não tem como não ficar feliz com essa cena do episódio (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Em outro momento, Roberto e Jubileu se aventuram pelas memórias da mutante, lutando contra inimigos em um jogo de beat ‘em up, gênero que fez a alegria de vários jogadores nos anos 90, com títulos como Streets of Rage e Final Fight, e que inclusive era o mais escolhido para levar personagens dos quadrinhos para os videogames. 

O próprio X-Men: Mutant Apocalypse seguia esse estilo de jogo. No entanto, o visual que aparece em X-Men ’97 é um pouco mais moderno e colorido do que o game do SNES. Ainda assim, a referência é bem clara e vai atingir em cheio quem cresceu alugando essas fitas na locadora.

Além disso, a divisão de tela que a animação apresenta — como pode ser vista na imagem acima — também remete à tela de seleção de personagens no primeiro Marvel vs. Capcom, jogo de luta que coloca heróis das duas empresas para cair na porrada e que tinha como grandes estrelas os próprios X-Men.

1. O arcade clássico faz uma aparição

Lançado em 1992, X-Men foi um jogo de pancadaria produzido pela Konami para os fliperamas. O game trazia o visual dos personagens no desenho X-Men: Pryde of the X-Men, um piloto para uma série que acabou não vingando, mas serviu como base para o jogo. Era possível jogar com até cinco amigos, cada um ocupando o controle de um mutante diferente, em gabinetes que até hoje são impressionantes de se ver. 

Claro que em um episódio que fala de videogames e se passa nos anos 90, o título daria as caras, infelizmente sendo destruído pelo vilão Mojo em um ataque contra Jubileu.

O glorioso gabinete de X-Men aparece no episódio (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

X-Men ’97 está disponível no Disney+.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • WhatsApp caiu? App tem instabilidade nesta quarta-feira (3)
  • Amazon vai acabar com Just Walk Out após polêmica com indianos
  • Adesivo com IA devolve voz às pessoas com lesão na garganta
  • Harry Potter | Emma Watson revela a cena de toda a série que ela mais odiou
  • Proteínas dos tardígrados dão “superpoderes” para células humanas
  • Facebook teria dado à Netflix permissão para acessar mensagens dos usuários
Adicionar aos favoritos o Link permanente.