Grupo Nevada, que produz soja e feijão, pede recuperação judicial

O Grupo Nevada, que produz soja e feijão na região de Arinos (MG), apresentou à Justiça um pedido de recuperação judicial.


O que aconteceu

  • Com dívidas de cerca de R$ 65 milhões, a companhia tem entre seus credores instituições financeiras como o Sicoob (Sistemas de Cooperativas de Crédito do Brasil) e o Banco do Brasil.
  • O pedido de recuperação judicial do Grupo Nevada é coordenado pela Quist Investimentos e pela RM2F Advogados.
  • Segundo as duas empresas, o objetivo é a renegociação das dívidas do grupo, que passa por grave crise.
  • Entre os motivos que levaram ao acúmulo de dívidas nos últimos anos, estão a queda no preço das commodities, quebras de safra e taxas elevadas de juros para o financiamento de lavouras e renovação de maquinário.

Recuperações judiciais no agro

De acordo com o Monitor RGF da Recuperação Judicial no Brasil, da RGF & Associados, 295 empresas do setor agropecuário estavam em processo de recuperação judicial no último trimestre do ano passado.

O número corresponde a um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2023.

O que é recuperação judicial

A recuperação judicial é um processo que permite às organizações renegociarem suas dívidas, evitando o encerramento das atividades, demissões ou falta de pagamento aos funcionários.

Por meio desse instrumento, as empresas ficam desobrigadas de pagar aos credores por algum tempo, mas têm de apresentar um plano para acertar as contas e seguir em operação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.