15 jogos que completam 15 anos em 2025

15 anos estávamos no ano de 2010, com o PS3, Xbox 360, Nintendo Wii e PC já estabelecidos como as principais plataformas presentes no mercado de jogos. Por outro lado, portáteis como o Nintendo DS e o PSP também cativaram uma boa parcela do público – permitindo novas formas de interagir com grandes franquias. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 10 jogos que completam 10 anos em 2025
  • 10 melhores jogos da história do PlayStation

Muito tempo se passou, diversos sucessores vieram para estes consoles e chegamos em 2025 com uma sensação que pode ser resumida em apenas uma palavra: “saudade”. Buscando matar o que nos mata, nós do Canaltech reunimos 15 títulos “debutantes” que marcaram uma geração e continuam sendo excelentes até os dias atuais.

E já daremos um spoiler: se o seu título favorito de 2010 não estiver presente em nossa lista, a culpa é da própria indústria gaming. Foram vários jogos marcantes, estreias que mudaram toda a estrutura de como os estúdios e produtoras trabalhavam alguns gêneros e de ideias que são repetidas até os dias atuais. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os 15 jogos que completam 15 anos em 2025

15. Bayonetta: soltaram as bruxas

Há 15 anos, o mercado de jogos hack ‘n slash já estava repleto de jogos marcantes como God of War, Devil May Cry e Ninja Gaiden. E no meio destas grandes franquias a PlatinumGames apareceu com a bruxa Bayonetta, uma verdadeira “diva” que usa seus fios de cabelo para aniquilar uma infinidade de criaturas demoníacas.

E o combo atraía tanto as garotas pelo “girl power” quanto os rapazes, pelo traje de Bayonetta ser seu próprio cabelo – e quanto mais você usava suas habilidades, menos roupa ela teria para cobrir o corpo. Isso mudou um pouco nos títulos seguintes, mas na época alucinou uma grande parcela dos fãs e é lembrada até hoje com grande carinho. 

 

14. Heavy Rain: marcou todo um gênero

Com uma história pesadíssima e diversas escolhas morais intrigantes, Heavy Rain continua sendo uma das maiores contribuições da Quantic Dream à indústria gaming, mesmo nos dias atuais. O título mudou a forma como interagimos com os jogos de vários finais e trouxe uma verdadeira ascensão ao gênero. 

Ainda que existissem aqui e ali, foi depois de seu lançamento que tivemos uma infinidade de games que causaram um grande impacto neste formato: Beyond Two Souls, Life is Strange, diversos títulos da Telltale e mais compuseram um grande capítulo da indústria gaming nos últimos 15 anos e não parece que vão parar por 2025. 

 

13. Assassin’s Creed II: popularidade “assassina”

Apesar do primeiro Assassin’s Creed ter feito bastante sucesso, foi o segundo que realmente “furou a bolha” e tornou a franquia no grande fenômeno que é hoje. Na aventura participamos das aventuras de Ezio Auditore na Itália, vendo o que aconteceu entre os Assassinos e os Templários – assim como a (esquecida) trama do presente – entre o novo capítulo e o seu antecessor.

Aclamado pelo público e um dos títulos mais queridos de toda a saga, ele expandiu tudo o que o primeiro trouxe. A área a ser explorada, a presença de figuras históricas famosas, gameplay e gráficos foram um ponto de virada nos games e inspirou diversas aventuras que surgiram a partir dali.

 

12. Final Fantasy XIII: Lightning completa 15 anos

Final Fantasy XIII pode não ter sido uma das experiências mais amadas de toda a série, ainda que tenha alguns jogadores que ainda amam as aventuras de Lightning. Porém, o poder gráfico e narrativo que a Square Enix trouxe para ele são indiscutivelmente um salto impressionante – que foi visto em poucos outros títulos do PS3 e Xbox 360, mesmo de outras franquias grandes.

Uma segunda decisão de sucesso, naquela época, foi de levar Lightning para ser não apenas “mais uma” protagonista de seu RPG. A personagem fez parte de campanhas publicitárias no mundo real, se tornando modelo da marca Louis Vuitton (conhecida por suas bolsas de luxo e roupas). 

 

11. Pokémon HeartGold & Pokémon SoulSilver: uma geração marcante

Enquanto uns não receberam tanto amor do público, esse não foi o caso de Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver. Lançados há 15 anos para o Nintendo DS, ambos traziam uma das regiões mais amadas da franquia (Johto) e com diversos recursos que agradaram até mesmo os jogadores que não curtiam tanto assim os remakes.

Além de contar com o mesmo poder gráfico visto em Diamond, Pearl e Platinum, ele impulsionou novas ferramentas dentro do jogo e permitiu que os jogadores pudessem caminhar com seus monstros favoritos ao seu lado – algo que sempre acaba sendo pedido pelos fãs, até os títulos mais recentes. 

 

10. God of War III: jornada de vingança

Entre todos os jogos lançados há 15 anos, acredito que nenhum tenha sido tão esperado quanto God of War III. O título representava o fim da jornada de vingança de Kratos contra o panteão grego, com a promessa de trazer embates decisivos e ainda mais impactantes ao “Bom da Guerra”. 

E ele cumpriu o que prometeu de forma majestosa, levando o raivoso protagonista para confrontar diretamente as forças de Zeus. Com um início cheio de significados e uma das maiores escalas que pudemos ver na primeira trilogia, ali tivemos o ápice de todo o projeto criado pela Santa Monica Studio – estabelecendo o estúdio entre os grandes, até os dias atuais.

 

9. Limbo: abriu espaço para os indies

Houve uma época em que jogos independentes não tinham nem sequer uma nota de rodapé na grande mídia ou nas conversas entre amigos. Se hoje poucos se destacam no mercado, há 15 anos a situação era ainda mais crítica para estas experiências. E Limbo foi essencial para dar início à uma década que mudou a forma como enxergávamos eles.

Cheio de puzzles que brincam entre as sombras, você acompanha um jovem sem nome ou características marcantes que está buscando por sua irmã. Em uma época cheia de grandes games, ele recebeu diversos prêmios e foi o terceiro mais vendido de toda a plataforma Xbox Live Arcade – consolidando seu sucesso entre os fãs. 

 

8. Skate 3: manobras que deixaram saudades

Jogos de esportes têm uma grande sina: ou são vistos lançamentos anuais ou há uma distância massiva entre eles. Skate 3 está no segundo caso, sendo lançado em 2010 e até hoje – 15 anos depois – continuar apenas na promessa de receber uma sequência em breve.

A experiência com o simulador era marcante, atraindo milhões de jogadores com o passar dos anos e se tornando um grande clássico de uma geração. Para ter uma ideia, um novo título bom do esporte só chegou dez anos depois, ainda por cima sendo uma remasterização dos dois primeiros Tony Hawk’s Pro Skater. Já sua sequência continua apenas na promessa da Electronic Arts.

 

7. Red Dead Redemption: uma aventura verdadeiramente grande

A Rockstar nunca escondeu que tem em GTA a sua grande fórmula de sucesso, mas foi na hora que decidiram brincar no velho-oeste que seu status na indústria gaming realmente se tornou um case de sucesso. O jogo Red Dead Redemption foi lançado há 15 anos e impactou bastante quem esperava apenas um simples “faroeste”.

Com gráficos que eram lindíssimos na geração PS3 e Xbox 360, um gameplay envolvente e uma história que prendia todos no sofá, o primeiro RDR foi um colosso no ano de 2010. Além disso, em tempos posteriores, o game recebeu uma expansão com zumbis que tornou a aventura ainda mais insana. 

 

6. Alan Wake: prepare a lanterna

O escritor Alan Wake deu as caras nos videogames pela primeira vez em 2010, mostrando que mesmo há 15 anos era possível se contar grandes histórias – enquanto seu gameplay também chamava a atenção do público que tinha um Xbox 360 em casa (e de quem não tinha). 

Com diversas criaturas de sombras dominando o lugar em que foi passar suas férias e com sua esposa desaparecida, é certo falar que o protagonista tinha em suas mãos apenas uma lanterna e um sonho. A jornada se expandiu bastante de lá para cá, tomando um pouco de Quantum Break e Control, para finalmente ter sua sequência direta em 2023. 

 

5. Super Mario Galaxy 2: um universo em expansão

Quem conhece a Nintendo sabe que ela não economiza em investimento e esforços quando se trata de uma aventura do Mario, mas Super Mario Galaxy 2 foi uma grande carta de amor aos fãs do personagem e para quem descobriu a franquia ainda no Nintendo Wii.

Com mais planetas, confrontos colossais e gráficos aprimorados em relação ao seu antecessor, Super Mario Galaxy 2 é até hoje aclamado como uma das maiores aventuras do encanador. Isso só é enriquecido com a presença de mais personagens na trama, como Yoshi e Master Luma. 

 

4. Spider-Man Shattered Dimensions: iniciando o Aranhaverso

Se hoje temos os filmes do Aranhaverso e a grande saga das HQs, foi graças a Spider-Man Shattered Dimensions. O título explora as teias do multiverso ao trazer quatro Homens-Aranha para trabalharem juntos contra uma grande ameaça que pode destruir suas realidades.

Com o Homem-Aranha clássico, o Homem-Aranha Noir, Homem-Aranha 2099 e o Homem-Aranha Ultimate unidos, eles têm de explorar diversos cenários e enfrentar vilões clássicos para atingir seu objetivo e salvar todo o fio que tece os universos paralelos. Ele foi o primeiro título produzido pela Beenox para a saga e trouxe vários conceitos interessantes que são usados nos games do herói até os dias atuais. 

 

3. Halo Reach: o último aceno da Bungie

Após a trilogia original de Halo, a Bungie decidiu investir em capítulos paralelos à saga original e “Reach” foi o responsável por mostrar os eventos que levaram à queda da base da UNSC para a invasão dos Covenant em sua base.

Levando em consideração que este foi o último jogo da franquia em que a Bungie se envolveu diretamente, ele continua aclamado até os dias atuais como uma parte da história que o time de desenvolvimento quis contar desde o primeiro título. Quem assumiu a saga foi a 343 Industries, que permanece produzindo os novos games há 15 anos.  

 

2. Call of Duty Black Ops: ponto de virada na franquia

Quando a Activision quis sair do ambiente de guerras clássicas em que estava investindo desde o início da franquia Call of Duty, ela nunca imaginaria que a linha “Black Ops” – trazendo conflitos mais modernos – se tornaria tão grandiosa assim em 2010. 

15 anos atrás tivemos o primeiro jogo de seis, que pertencem a um dos principais investimentos dos estúdios envolvidos com a marca. Mesmo que o 2º seja mais conhecido e aclamado, foi o primeiro que apresentou a base para que os demais tivessem o sucesso que obteve – como a introdução do Modo Zumbi, a campanha mais recheada de conteúdo e um multiplayer repleto de modos disponíveis.

 

1. Kinect e Kinect Adventures: movimento e ritmo

Não é possível falar de 2010 sem uma das maiores tecnologias que surgiram há 15 anos: o Kinect. Apesar do Nintendo Wii já ter sensor de movimento antes, ele foi o primeiro dispositivo que realmente reconhecia os movimentos de todo o seu corpo (não apenas da mão) para que isso fosse transportado diretamente para os jogos.

E o primeiro título que testou isso foi o Kinect Adventures, que era entregue ao público junto ao acessório. Ele tinha modos como o 20.000 Leaks, River Rush, Rally Ball, Reflex Ridge e Space Pop – que exigiam que os jogadores movessem todo o corpo para completar as tarefas. Ele foi apenas o “início” de muitos títulos que usavam essas mecânicas, como Kinect Sports, Dance Central, Michael Jackson: The Experience e vários outros. 

 

15 anos é uma longa viagem no tempo

Sim, caros leitores, sabemos que alguns jogos que foram lançados há 15 anos ficaram de fora dessa lista. Kingdom Hearts: Birth by Sleep, The King of Fighters XIII, Castlevania: Lords of Shadow, Darksiders, Epic Mickey, Fable III, Donkey Kong Country Returns e Vanquish são apenas alguns nomes que dariam até uma segunda lista.

Porém, o mais importante é relembrar as principais aventuras que tivemos e compreender como os videogames evoluíram de lá para cá. De 2010 a 2025 vimos o nascimento e a “morte” do Kinect, franquias surgirem e se transformarem em grandes sucessos, fracassos comerciais que mancharam o nome das grandes produtoras e várias outras histórias que serão relembradas também aqui no Canaltech.

Por enquanto, os 15 jogos que completam 15 anos em 2025 têm como principais destaques:

  1. Kinect e Kinect Adventures
  2. Call of Duty Black Ops
  3. Halo: Reach
  4. Spider-Man: Shattered Dimensions
  5. Super Mario Galaxy 2
  6. Alan Wake
  7. Red Dead Redemption
  8. Skate 3
  9. Limbo
  10. God of War III
  11. Pokémon HeartGold & Pokémon SoulSilver
  12. Final Fantasy XIII
  13. Assassin’s Creed II
  14. Heavy Rain
  15. Bayonetta

Sentiu falta de algum? Compartilhe o texto e nos conte quais você removeria e incluiria na sua versão da lista.

 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • Quais são as datas de promoção no Steam em 2025?
  • 17 jogos com crossplay para PlayStation, Xbox, Switch e celular
  • Como ocultar jogos para seus amigos não verem no Steam?

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.