5 detalhes que já sabemos sobre a chegada do novo Uno ao Brasil

O Fiat Uno deve voltar às ruas brasileiras em breve. Recentemente, a montadora lançou na Europa o novo Grande Panda, que é um novo hatch compacto com um nome tradicional por lá, além de ter um visual que foi inspirado na primeira geração do Panda.

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A ligação entre Uno e Panda aconteceu, de verdade, na segunda geração dos dois modelos. Em 2010, enquanto o Brasil recebia o Uno de lanternas elevadas e visual mais moderno, a Europa teve um novo Panda baseado no mesmo projeto, só que com um refino maior. E, ao que tudo indica, essa estratégia será repetida em 2026.

Já flagrado em testes no Brasil, o novo Grande Panda deve dar origem ao sucessor do Fiat Argo por aqui. E não seria nenhuma surpresa ele ser batizado de Uno no mercado brasileiro, pois teria um apelo tão grande quando o nome Panda na Europa.


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Por isso, confira a seguir alguns detalhes que já foram descobertos sobre o novo Uno brasileiro.

Fiat Grande Panda deve ser chamado de novo Uno no Brasil (Imagem: Divulgação/Fiat)

5 detalhes sobre o novo Uno brasileiro

1. Vai substituir o Argo e talvez o Mobi

O Fiat Argo já caminha para o seu oitavo ano no mercado brasileiro e, nesse período, não teve grandes mudanças. Por isso, o novo Uno será o seu sucessor, embora esteja previsto que o Argo ganhe uma renovação visual em 2025. Mesmo assim, não será suficiente para o modelo sobreviver por muito tempo.

E, como depois da criação da Stellantis a Fiat é uma marca posicionada acima da Citroën, pode ser até que o Mobi deixe de ser produzido. Assim, caberia ao Citröen C3 ser o carro de entrada do grupo no Brasil.

2. Versão pronta para ter escada no teto

Nos últimos dias, as imagens da versão mais básica do Grande Panda europeu deram o que falar. Com rodas de aço e acabamento mais simplificado, ele parece estar pronto para virar o novo Uno com escada no teto por aqui.

Fiat Grande Panda de entrada tem visual no estilo Uno com escada no teto (Imagem: Divulgação/Stellantis)

E, de fato, o modelo será mais simples no mercado brasileiro. Mas isso será melhor explicado no próximo tópico.

3. Será mais barato que a versão europeia

Na Europa, o Grande Panda tem preços entre 18.900 euros e 27.900 euros. Na conversão direta, esses valores ficariam entre R$ 113 mil e R$ 167 mil, aproximadamente, na cotação atual. Por ser um hatch compacto, o futuro novo Uno precisa ser mais barato no mercado brasileiro, já que a versão topo de linha precisa ficar na casa dos R$ 110 mil.

Por isso, espere por um projeto mais simplificado para o mercado brasileiro. Ainda não é possível saber quais cortes serão feitos no modelo, mas certamente ele custará menos que a versão europeia.

Interior do novo Uno deverá ser mais simples (Imagem: Divulgação/Stellantis)

4. Nome Uno ainda não está confirmado

Um detalhe importante é que o nome Uno não está confirmado para o modelo. Internamente, o projeto é chamado de F1H, mas nos bastidores é comum que os projetistas se refiram ao carro como novo Uno. Por isso, o apelido acabou pegando, até pelo peso do nome. Entretanto, nada está oficializado.

5. Deve ter sistema híbrido-leve dos Fiat Pulse e Fastback

O plano da Fiat é ter ao menos uma versão eletrificada em cada um de seus carros até 2028. Sendo assim, o futuro novo Uno deve ter ao menos uma versão híbrida, ainda que com o sistema de 12V já utilizado no Pulse e Fastback.

Resumo de como deve ser o novo Fiat Uno:

  1. Vai substituir o Argo e talvez o Mobi
  2. Versão pronta para ter escada no teto
  3. Será mais barato que a versão europeia
  4. Nome Uno ainda não está confirmado
  5. Deve ter sistema híbrido-leve dos Fiat Pulse e Fastback

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