Stênio Garcia fala sobre etarismo e critica novos autores: “Não sabem”

Stênio Garcia abriu o coração e falou sobre a falta de oportunidade de trabalho para os atores idosos e veteranos. Aos 92 anos, o artista pontuou que os novos autores não sabem escrever para as pessoas mais velhas.

“Os autores novos não sabem mais escrever para as pessoas velhas, mas o Brasil é cheio de idoso. Para um idoso trabalhar, o autor tem que saber escrever para ele. Ouvi o Tarcísio Meira dizer isso e bateu fundo em mim. Os grandes autores morreram ou não estão trabalhando”, lamentou ele em entrevista à Quem.

Stênio afirmou que, atualmente, o ator precisa ter outras fontes de renda.

“Se o ator não empreende, e depende do audiovisual, que é o que paga melhor, não vive porque não tem constância. Todos os modelos de trabalho são por obra e, de repente, quando o ator é muito bom, são diárias. Não podemos nos deixar leiloar por menos do que valemos”, argumentou.

5 imagens

Stênio Garcia

Stênio Garcia
Stênio Garcia
Stênio Garcia
1 de 5

Stenio Garcia nos bastidores do podcast Papagaio Falante

YouTube/Reprodução

2 de 5

Stênio Garcia

Reprodução

3 de 5

Stênio Garcia

Reprodução

4 de 5

Stênio Garcia

Instagram/Reprodução

5 de 5

Stênio Garcia

Instagram/Reprodução

Tristeza com a profissão

Na entrevista, o ator lembrou do dia que se sentiu triste com a profissão após uma gravação de Deus Salve o Rei (2018).

“É muito difícil escolher o trabalho e contracenar com pessoas que não tem ideia do que estão fazendo ali. Não tenho pressa mais, já ganhei todos os prêmios, já fiz tudo. Contracenar com um ator que não olha no olho? Não quero. Me brocha. Quero olhar no olho e entender o que ele está pensando”, desabafou.

“Às vezes fazíamos uma proposta de personagem e escrevíamos uma vida inteira de como ele seria no caderno. Uma vez, interpretando o Aleijadinho, amarrei a mão durante o laboratório para não a usar assim como ele, e me furei por conta do jeito que fiz. Hoje as pessoas não pesquisam mais os personagens”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.