Review Galaxy S25 Ultra | Muita evolução na inteligência artificial

A Samsung lançou oficialmente a linha Galaxy S25 em janeiro de 2025 e, entre os três modelos apresentados, se destaca o Galaxy S25 Ultra. O celular mais potente da Samsung chegou com hardware mais poderoso e algumas mudanças singelas no visual, mas trouxe vários recursos interessantes de Inteligência Artificial. 

  • Galaxy S25 chega ao Brasil antes da hora; Samsung antecipa entregas da pré-venda
  • Galaxy S25 Ultra ou iPhone 16 Pro | Qual é mais poderoso?

Nós testamos o Galaxy S25 Ultra nos últimos dias e, agora, contamos como foi a experiência de uso, para te ajudar a entender se esse celular vale a pena ou não. 

Nota geral do analista para o Galaxy S25 Ultra: 5 | Design: nota 4,5 | Bateria: nota 4 | Câmera: Nota 5 | Tela: Nota 5 | Desempenho: Nota 5
 

Prós

  • Mudanças bem-vindas no design
  • Recursos de IA mais úteis
  • Desempenho excelente
  • Câmeras com bom desempenho

Contras

  • S Pen sem Bluetooth
  • Construção do módulo de câmeras acumula sujeira

One UI 7 recheada de IA e S Pen sem Bluetooth

O Galaxy AI — a suíte de ferramentas de inteligência artificial da Samsung — trouxe mais possibilidades na nova geração. Além das funções herdadas do antecessor, a marca entregou recursos mais úteis, como o editor de vídeo que remove o ruído da gravação em poucos segundos. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esse procedimento é feito após a gravação, na edição pela galeria, e permite que o usuário escolha se quer remover completamente ou apenas reduzir o ruído do ambiente ou do vento, ou até controlar o volume da voz. 

É bem fácil de usar, e o resultado é excelente, especialmente se você gravou um vídeo na rua, com o entorno barulhento. Mas é importante não pesar a mão no nível de redução para não deixar o vídeo com som muito artificial.

Galaxy AI consegue separar faixas de áudio em vídeos para reduzir ruídos ou barulho do vento nas gravações (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

O Now Brief também é uma forma de receber as novidades em tempo real de acordo com o período do dia — seja para receber as primeiras notícias pela manhã ou um resumo de como foi o dia, à noite. Esse recurso é mais informacional do que realmente prático, mas é bom ter isso em um widget na tela inicial.

Já o Papel de Parede Inteligente personaliza o wallpaper já definido de acordo com o clima. Então se estiver chovendo, nevando ou fazendo sol, a tela inicial irá seguir a orientação do tempo para gerar animações customizadas. 

Também é possível usar o Galaxy AI para criar animações bem interessantes com esboços feitos no celular. Por exemplo: você faz um rascunho bem simples de um cachorro, e a IA da Samsung o transforma em um desenho completo. Esse recurso permite criar ilustrações com base em fotos do celular ou em descrições feitas pelo usuário. 

A “Foto Inteligente” também possibilita editar imagens da galeria e “brincar” com elas de forma livre. É possível mover objetos em uma fotografia e complementar o cenário com IA generativa, criar um esboço para transformá-lo em mais um item no cenário ou até transformar fotos inteiras em uma obra de arte, por exemplo. 

Outros recursos também permanecem da geração anterior, como a transcrição de gravações de voz, o assistente de escrita, o intérprete em tempo real, entre outros. Se quiser conhecer mais os recursos do Galaxy AI da geração passada, nós já falamos sobre eles de forma mais completa neste texto:

  • Galaxy AI | Testamos todos os recursos de IA do Galaxy S24

S Pen sem Bluetooth

O que mais chamou atenção no Galaxy S25 Ultra logo depois do lançamento foi o downgrade da S Pen da nova geração. Isso porque o acessório perdeu a conectividade Bluetooth no S25 Ultra, que permitia alguns gestos a distância, como abrir a câmera, fotografar, passar slides, entre outros. 

A Samsung alegou que removeu esta funcionalidade porque era pouco aproveitada — de acordo com pesquisas realizadas com consumidores. No entanto, a reação negativa de boa parte dos usuários talvez mostre o contrário. 

S Pen do Galaxy S25 Ultra perdeu a conexão Bluetooth (Imagem: Brenno Barreira/Canaltech)

One UI 7 renovada

A nova One UI 7 realmente teve muita mudança visual e deixou o sistema bem mais moderno. Destacamos, principalmente, o recurso de notificações ao vivo, que tem até uma animação bem suave — à la Ilha Dinâmica, do iOS. 

Fora isso, a interface recebeu novos ícones, um novo centro de controle, entre outras novidades muito bem-vindas na skin personalizada. Contudo, pouco disso deve ser exclusivo dos Galaxy S25, chegando eventualmente a outros modelos da Samsung.

Configurações e desempenho

O Galaxy S25 Ultra — assim como os demais modelos da linha — é o primeiro celular equipado com Snapdragon 8 Elite a chegar oficialmente ao mercado brasileiro. Além disso, o chipset é personalizado para os celulares da Samsung, então ele receber o sufixo “For Galaxy”. 

  • Compre o Galaxy S25 Ultra no Magalu
  • Compre o Galaxy S25 Ultra no Mercado Livre
  • Compre o Galaxy S25 Ultra na Amazon

Em outras palavras, isso quer dizer que a plataforma móvel da Qualcomm é otimizada para o sistema da Samsung, a One UI. 

Galaxy S25 Ultra tem desempenho excelente (Imagem: Brenno Barreira/Canaltech)

Na prática, temos um aparelho com desempenho bem alto, que se sai bem em qualquer atividade e consegue rodar praticamente todos os apps sem qualquer dificuldade. Aqui, não notamos nenhum travamento ou engasgo durante os testes, mesmo executando vários apps em multitarefas ou com atividades pesadas. A alternância entre uma tela e outra também é bastante fluída. 

Também realizamos o teste de desempenho padrão, no app AnTuTu Benchmark. O desempenho total ficou em 2.397.597 pontos. Como comparação, o iPhone 16 Pro marcou 1.726.352 pontos e a geração passada ficou em 1.816.506 pontos com o Galaxy S24 Ultra. 

Desempenho do Galaxy S25 Ultra está acima dos concorrentes (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Câmeras boas e vídeos com redução de ruído eficiente

O conjunto de câmeras do Galaxy S25 Ultra impressiona pela qualidade, mas não surpreende porque não teve muito avanço em relação ao antecessor. É a velha história: em time que está ganhando, não se mexe. O S24 Ultra já entregou um ótimo desempenho, e o modelo deste ano segue o mesmo caminho. 

Com ele, temos uma câmera principal muito competente em qualquer cenário. O nível de definição é bem alto, e o controle de cores é preciso. As fotos com o Galaxy S25 Ultra ficam bem intensas, mas sem saturar demais, e em locais bem iluminados é possível perceber cada detalhe do cenário retratado. 

O HDR também trabalha muito bem e é possível perceber cada detalhe mesmo em áreas sombreadas. Em regiões escuras, isso se traduz com uma melhor identificação de tons escuros, em vez de ficar apenas uma mancha preta. O mesmo acontece com a ultrawide. 

As câmeras de zoom — sendo uma periscópio de 50 MP e uma telefoto de 10 MP — também entregam uma ótima performance e, em ambientes bem iluminados, a textura da imagem permanece boa mesmo aplicando um zoom de até 10 vezes

Isso quer dizer que, mesmo aplicando um zoom de até 10 vezes, ainda é possível captar muito detalhe na imagem, como na vegetação do exemplo abaixo.  Repare, também, que as marcas nas pedras são exibidas com clareza e mesmo aproximando bastante, não há perda de nitidez. 

HDR do Galaxy S25 Ultra trabalha bem até com a câmera de zoom (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Em selfies, ele peca um pouco no recorte do modo retrato, mas não chega a ser algo muito grave. Notei que, ao usar fones de ouvido, ele não consegue destacar bem a região do acessório e o borra junto ao cenário. Isso acontece com muitos celulares, mas não se espera uma falha assim de um topo de linha como o S25 Ultra. 

“As câmeras do Galaxy S25 Ultra são excelentes e fazem ótimas fotografias, tanto com o conjunto traseiro quanto com a frontal. Só achei que o desempenho poderia ser melhor no modo retrato com a câmera de selfies.”

— Bruno Bertonzin

Em gravações de vídeo, ele é excelente: gravação em 4K a 60 fps tanto na frontal quanto na traseira. Mas o maior destaque é o recurso de pós-edição por IA, que permite remover completamente qualquer ruído do ambiente e destacar apenas a voz. 

Veja as amostras de vídeo que gravamos com as câmeras do Galaxy S25 Ultra:

Design, construção e tela

O design do Galaxy S25 Ultra é o que mais mudou em toda a nova geração da linha Galaxy S. Isso porque, agora, ele deixa de lado a estrutura com linhas retas para ter as bordas curvadas, como nos outros modelos. Isso dividiu opiniões, mas eu, particularmente, gostei da mudança.

Apesar de ficar com a mesma identidade visual dos modelos mais “baratos” da série, isso deu ao aparelho um aspecto mais moderno, elegante. A construção em titânio, que vem do antecessor, também deixa claro o aspecto premium do aparelho. De quebra, o aparelho ficou mais leve.

No entanto, os novos aros ao redor da câmera me incomodaram bastante. Não pelo visual, afinal, isso é relativo. Mas pela execução: eles “flutuam” levemente acima do painel traseiro e deixam um vão considerável embaixo de si. Essa região pode acumular muita sujeira com o passar do tempo e é bem difícil de limpar. 

Galaxy S25 Ultra teve bastante mudança no design (Imagem: Brenno Barreira/Canaltech)

Já a tela permanece com um display Dynamic AMOLED 2X plano, com taxa de atualização de 120 Hz e resolução 1440 x 3120 pixels. No entanto, o fato de ter as bordas mais discretas ajudou a aumentar ligeiramente o tamanho do painel, de 6,8 polegadas para 6,9 polegadas. É uma mudança bem discreta, mas não deixa de melhorar o aproveitamento. 

“Os recursos de IA da Samsung continuam fazendo a diferença a cada geração e as novas ferramentas apresentadas com o Galaxy S25 Ultra fazem dele o melhor Android da atualidade.”

— Bruno Bertonzin

Bateria deixa a desejar

A bateria do Galaxy S25 Ultra não é ruim, mas deixa aquela sensação de que poderia ser melhor. Ela aguenta tranquilamente um dia de uso, mas ficou abaixo do esperado, se comparada com a do Galaxy S24 Ultra. 

No nosso teste padrão, que consiste no uso de vários apps ao longo de aproximadamente seis horas — para simular uma rotina de “uso normal” — ele consumiu 24% da carga. Neste cenário, estima-se que o celular chegue a 25 horas de autonomia, o que é uma ótima marca. 

Como comparação, o Galaxy S24 Ultra consumiu apenas 20% no mesmo teste, enquanto o S23 Ultra gastou 23%. 

Já o carregamento é o mesmo das gerações passadas: ele tem suporte para carga de 45 W e leva 1h15 para ir de 0 a 100%. 

Bateria do Galaxy S25 Ultra é boa, mas fica abaixo do antecessor (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Concorrentes diretos

O principal concorrente do Galaxy S25 Ultra é o iPhone 16 Pro Max. Os dois celulares entregam um desempenho bem parecido no dia-a-dia, com velocidade de sobra para realizar praticamente qualquer tarefa. 

O celular da Samsung se destaca por oferecer uma câmera a mais, a telefoto de 10 MP, mas este componente é para um uso mais específico e não faz tanta falta no modelo da Apple. A presença da lente periscópica já dá conta do recado na maioria dos cenários. 

Apesar de ambos terem suas próprias ferramentas de inteligência artificial — o Galaxy AI e o Apple Intelligence —, apenas a Samsung liberou as funções no Brasil. A Apple, por sua vez, deve fazer isso em abril desse ano, mas não dá para contar com promessa de atualização na hora de compará-los. 

iPhone 16 Pro Max é o principal concorrente do Galaxy S25 Ultra (Imagem: Brenno Barreira/Canaltech)

No final das contas, porém, o que vai ajudar mais a decidir qual modelo escolher é a preferência por marca ou sistema operacional. Isso porque ambos entregam praticamente a mesma performance no dia-a-dia. Porém, se as ferramentas de IA são, de fato um diferencial para você, vale a pena optar pelo S25 Ultra. 

Quanto à faixa de preço, o modelo de 512 GB do Galaxy S25 Ultra teve uma queda de preço considerável nos últimos dias e chegou a menos de R$ 9 mil. Já o iPhone 16 Pro Max com o mesmo armazenamento custa em média de R$ 10 mil a R$ 11 mil.

Vale a pena comprar o Galaxy S25 Ultra?

O Galaxy S25 Ultra só valerá a pena de verdade quando seu preço chegar a algo próximo de R$ 7.000 ou R$ 7.500. Considerando o histórico de preços dos modelos antecessores, é possível que esse preço caia consideravelmente ao longo dos próximos meses, o que o tornará bem mais viável.

No momento, contudo, não vale a pena comprar o Galaxy S25 Ultra. O aparelho foi lançado recentemente, e a faixa de preço ainda está muito alta, apesar de já ser possível encontrar a versão de 512 por menos de R$ 9.000. 

Porém, se o dinheiro não é uma limitação para você neste momento, ele com certeza é uma excelente opção e te atenderá muito bem. Ele se destaca como uma das melhores opções entre celulares topo de linha Android e, sem dúvidas, é a melhor escolha no mercado brasileiro atualmente. 

  • Compre o Galaxy S25 Ultra no Magalu
  • Compre o Galaxy S25 Ultra no Mercado Livre
  • Compre o Galaxy S25 Ultra na Amazon

Leia mais notícias de tecnologia no Canaltech:

  • Porta USB laranja? Saiba o que a cor significa
  • Leica quer transformar o seu iPhone em algo mais próximo de uma câmera
  • Galaxy S25 Ultra bota iPhone 16 Pro Max para comer poeira em teste de velocidade

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.