Feminicídio: jovem é morta a facadas na frente de casa na zona leste

São Paulo —Uma jovem de 23 anos foi assassinada a facadas, na manhã desse sábado (8/2), na porta de casa, em São Mateus, na zona leste de São Paulo. A investigação aponta que o crime foi cometido por um ex, pai da filha da vítima. O feminicídio ocorreu na Avenida Francisco de Santa Maria.

Amanda Teixeira Araújo estava separada há cerca de dois anos e tinha saído com amigos. Na madrugada, ela fez publicações nas redes sociais.

Ela foi socorrida e levada ao Hospital Geral de São Mateus, mas morreu na unidade de saúde. A ocorrência foi registrada no 49º Distrito Policial, em São Mateus.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Polícia Civil segue empenhada nas buscas pelo suspeito. “O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames e requisitada perícia para o local do crime”, informou a pasta.

Feminicídio

No Brasil, um feminicídio é registrado a cada seis horas, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado no ano passado. A tipificação representa o assassinato de uma mulher motivado pelo simples fato do gênero da vítima.

O estado de São Paulo teve um número recorde de feminicídios. De acordo com a SSP, 253 casos foram registrados ao longo do ano. Em comparação com 2023, o número cresceu cerca de 14%.

Por motivos variados, como medo, filhos, dependência financeira e/ou emocional, muitas mulheres não conseguem acusar os próprios agressores. Para denunciar, a vítima de violência doméstica ou qualquer testemunha pode entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

Segundo o governo federal, o serviço funciona diariamente, durante 24 horas, inclusive nos sábados, domingos e feriados. “Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.