O que é RQE médico?

Você já marcou uma consulta e ficou na dúvida se o médico realmente tinha especialização na área em que atua, como cardiologia ou mesmo psiquiatria? Nestes casos, é fundamental entender o que é Registro de Qualificação de Especialista, o popular RQE médico. É uma espécie de “selo” ou “documento oficial”, usado para comprovar que o profissional é devidamente reconhecido como tal pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que é um CRM médico e como consultar?
  • Como comprar remédios com receita digital?

Para um médico divulgar que é especialista em determinada área, ele precisa ter obrigatoriamente o RQE médico. Caso contrário, ele pode até atuar em determinada área, mas não pode se apresentar como especialista para os possíveis pacientes. 

Para o paciente “leigo” e que não trabalha na área da saúde, entender essa questão aparentemente “burocrática” de validação é importante, ainda mais quando busca um novo médico para acompanhar o seu quadro, sem referências prévias e indicações.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Onde consultar RQE médico?

Depois de entender o que é RQE médico, vale observar que dá para consultar o título de um médico (antes da consulta) no próprio site do CFM. Para isso, basta entrar na plataforma do conselho e procurar pela ferramenta “Busca por médicos”. Em seguida, basta digitar o primeiro nome e um sobrenome do profissional.

Plataforma do CFM que permite pesquisar se o médico tem RQE
De forma gratuita, o CFM disponibiliza plataforma que permite a pesquisa do RQE médico do profissional por parte dos pacientes (Imagem: Captura de tela/CFM)

Observação: toda essa consulta ao RQE médico é feita de forma gratuita e sem a necessidade de se cadastrar ou de fornecer qualquer dado pessoal dentro da plataforma online do CFM.

Nos resultados, o usuário consegue conferir o status do profissional de saúde (se está apto para atender), o CRM e o RQE médico, quando possuir. Nem todo médico tem o título de especialista na área em que atua, então este é um possível diferencial na hora de optar por um novo médico.

A seguir, veja o exemplo de duas profissinais, sendo que apenas uma tem o registro de qualificação de especialidade RQE:

Resultado de pesquisa no site do CFM indica qual médico tem registro de especialista
Pesquisa online revla se médico tem ou não registro de qualificação de especialidade, o RQE médico (Imagem: Captura de tela/CFM)

Diferenças entre CRM e RQE médico

Em relação ao CRM, vale detalhar melhor o que ele significa. O número associado à sigla indica a inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado, vinculado ao CFM. Todo profissional precisa ter e é intransferível, já que essa numeração seria o equivalente ao “RG dos médicos”

Agora, o RQE não é obrigatório, como já mencionamos. No entanto, é um bom indicador de que o profissional se especializou e tem experiência comprovada na área em que atua.

Inclusive, o Canaltech já ensinou como usar a mesma ferramenta “Busca por médicos” para identificar falsos médicos, ou seja, pessoas que agem de má-fé e se divulgam como médicos, mesmo sem nenhuma formação. Além de ser crime, isso coloca a saúde em risco, infringindo o código de ética médico. Outra nomenclatura interessante é a do CID, usada para determinar doenças.

Como o médico obtém registro de especialista?

Para obter o RQE, o médico deve comprovar sua especialização de acordo com as normas do CFM. Além disso, cabe mencionar que o título de especialista é concedido pelas sociedades de especialidade por meio da Associação Médica Brasileira (AMB) ou pelos programas de residência médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Normalmente, um médico que concluiu uma residência médica pode atuar e se intitular como especialista em uma determinada área da medicina. Hoje, existem mais de 50 especialidades médicas reconhecidas, cada uma com seu próprio RQE. 

Pós-graduação dá direito ao RQE médico?

A questão da pós-graduação lato sensu e sua relação com o RQE ainda gera debates na área médica, mas eles não garante o registro. Atualmente, apenas os títulos concedidos por sociedades médicas reconhecidas ou por programas de residência médica são válidos para obtenção do RQE. Eventualmente, a interpretação pode mudar no futuro.

Leia mais:

  • Como ler letra de médico? 6 soluções digitais que podem ajudar
  • Câncer de pulmão em não fumantes? Entenda como é possível
  • Chip da Neuralink funciona há 1 ano no cérebro humano; confira próximas etapas

VÍDEO: por que não podemos comer ou beber antes de tomar a anestesia geral?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.