Este celular evita que você caia no golpe da deepfake

A Honor oficializou sua chegada no mercado brasileiro e prometeu trazer o Magic V3 para o país. Além de ser o dobrável mais fino do mundo, o smartphone traz um recurso de inteligência artificial (IA) capaz de combater golpes de deepfake. O Canaltech conversou com representantes da marca para entender como essa tecnologia pode ajudar os brasileiros a se protegerem de vídeos falsos que usam voz e rosto de pessoas conhecidas para enganar vítimas.

  • Honor chega oficialmente ao mercado brasileiro com vários celulares e smartwatch
  • Tudo que a Honor lançou no Brasil nesta quinta (30): celulares, relógios e mais

IA reconhece deepfake em tempo real

  • 💬 Acompanhe o Canaltech no WhatsApp e veja as notícias mais recentes

Com avanços mais discretos em hardware e design, as principais fabricantes de smartphones do mundo começaram a apostar em recursos de inteligência artificial como principais melhorias a cada geração. A Honor não é diferente, e também tem suas apostas para este mercado em crescimento. 

De acordo com a marca, a propostas com seus recursos de IA é levar funcionalidades ainda mais úteis para seus usuários e, já no começo desse ano, anunciou uma novidade que promete desmascarar deepfakes — os famosos vídeos falsos de pessoas se passando por famosos ou conhecidos para aplicar golpes. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

IA da Honor reconhece Deepfake em videochamadas (Imagem: Divulgação/Honor)

De acordo com a empresa, essa tecnologia consegue rastrear com precisão cada detalhe no rosto da pessoa em um vídeo ou ligação em tempo real, para alertar ao usuário se o retratado realmente é um famoso, por exemplo, ou se é uma imagem fake:

“É uma tecnologia que tem uma precisão de 96% a 98% na detecção dos rastros faciais, do tom da voz, para alertar o usuário se a pessoa do outro lado da chamada é uma pessoa real, ou se é um deepfake”, explica David Moheno, diretor de Relações Públicas e Comunicações da Honor para a América Latina. 

Novidade chegar a mais aparelhos

O recurso de reconhecimento de deepfakes por IA da Honor foi anunciado na IFA 2024 e começou a chegar aos celulares em janeiro, com o lançamento global do Honor Magic 7 Pro. A funcionalidade, segundo promessa da marca, estará disponível também no Magic V3 — dobrável que deve chegar ao Brasil nos próximos meses. 

A marca destacou, em entrevista ao Canaltech, que seus recursos de IA estão disponíveis, inicialmente, na linha Honor Magic. Mas, sem dizer quais, revelou que a tecnologia será “democratizada” e chegará a modelos de outras categorias.

Assim, apesar de não ter sido confirmado, é possível que o reconhecimento de deepfake seja implementado em celulares mais acessíveis ao longo das próximas gerações. 

Leia mais notícias de tecnologia no Canaltech:

  • Xiaomi dobrável terá maior bateria já vista em um celular do tipo
  • Celular dobrável triplo da Huawei, Mate XT, ganha data de lançamento global
  • Samsung é eleita “Melhor Marca do Mundo”; Apple nem aparece na lista

ASSISTA: Honor Magic V2: Galaxy Z Fold que se cuide!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.