Focus: mercado financeiro reduz estimativas para o PIB de 2025 e 2026

O mercado financeiro reduziu as projeções de crescimento da economia brasileira para os anos de 2025 e 2026. É o que mostram as estatísticas do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (10/2) pelo Banco Central. As projeções são frutos da análise de mais de 100 analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no levantamento do BC.


O que é o relatório Focus

  • O Relatório de Mercado Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado financeiro coletadas até a sexta-feira imediatamente anterior à divulgação do documento.
  • O Focus é tradicionalmente divulgado toda segunda-feira.
  • O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio (dólar), taxa Selic, entre outros indicadores.
  • As projeções são do mercado, não do Banco Central. A autoridade monetária só reúne os dados.

Para os analistas financeiros, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) recuou em comparação com a semana passada, indo de avanço de 2,06% para 2,03% em 2025.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em um ritmo bom, e uma queda implica encolhimento da produção econômica da nação.

Embora tenha sido reduzida, a previsão do mercado para o Produto Interno Bruto deste ano segue próxima da projeção do BC, que prevê avanço de 2,1% do crescimento do país neste ano.

A estimativa da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, é mais otimista: aumento de 2,5% do PIB.

Confira as demais projeções para o PIB:

  • 2026: passou de 1,72% para 1,70%;
  • 2027: segue em 1,96%;
  • 2028: continua em 2%.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.