Sony quer compensar jogadores com 5 dias adicionais de PS Plus

Após 20 horas de PSN fora do ar no último fim de semana, a Sony quer recompensar os assinantes da PS Plus com cinco dias adicionais do serviço. De acordo com a companhia, o prazo será automaticamente incluído no plano dos usuários como uma forma de pedir desculpas por seu erro operacional.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 20 jogos que completam 20 anos em 2025
  • Lançamentos de jogos mais aguardados de 2025

Levando em consideração que são 20 horas por 5 dias, os assinantes acabam saindo no “lucro” e poderão se divertir por mais tempo. O maior problema está relacionado aos não-assinantes: estes, além de não terem acesso aos servidores da empresa para diversas ações, também não tinham acesso aos seus jogos digitais ou por disco – que exigem ativação pela sua conta. Estes acabam ficando “na mão”. 

A queda da PSN ocorreu durante o período de teste aberto do jogo Monster Hunter Wilds, um dos maiores lançamentos da Capcom para o primeiro semestre de 2025. Quem tentou jogar na plataforma da Sony, só conseguiu fazer isso em melhor tempo na própria sexta-feira (7) e neste domingo (9). 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

É importante mencionar que a Sony não revelou o que causou o dito problema operacional e como eles vão impedir a queda de voltar a acontecer. Durante as 20 horas, tudo que a companhia afirmou é que estava ciente do caso e só voltou a se pronunciar quando tudo foi resolvido. 

Tweet da Sony oferecendo 5 dias de PSN aos assinantes
Apenas assinantes da PS Plus serão recompensados pela Sony (Imagem: Reprodução/X)

Histórico de problemas da Sony e PSN

Esta não é a primeira vez que os usuários de PlayStation têm problemas com a PSN. Em 2011, o serviço ficou fora do ar por 20 dias durante ataque de hackers – o que derrubou o acesso online do PlayStation 3 e PSP. 

Porém, na época a Sony foi muito mais generosa e além de disponibilizar uma extensão de 1 mês da assinatura da PS Plus para os assinantes, também deram dois jogos de PS3 e PSP (em uma seleção bem atrativa, inclusive trazendo o primeiro inFAMOUS) para compensar pela dor de cabeça causada. 

Fim de semana sem Monster Hunter Wilds

Entre a noite de sexta-feira (7) e sábado (8), os jogadores de PS5 não puderam participar do teste aberto de Monster Hunter Wilds que foi disponibilizado pela Capcom, o que deixou muitos jogadores tristes. No entanto, nem tudo está perdido: haverá outro teste no próximo fim de semana, entre 14 e 16 de fevereiro de 2025.

Além disso, a Capcom está considerando estender este teste por mais 24 horas para quem joga na plataforma da Sony: dando o acréscimo para que todos possam aproveitar pelo mesmo período de tempo, sem qualquer impedimento. A produtora não confirmou se isto se concretizará, mas deixou claro que está estudando a possibilidade. 

Mudanças na Sony

Recentemente a Sony Interactive Entertainment passou por diversas mudanças. Hideaki Nishino assumiu como CEO da corporação, foram removidos os temas de aniversário do PlayStation e um de seus principais jogos: Marvel’s Spider-Man 2 chegou aos PCs. Isso reforça a estratégia de lançamentos dos jogos de PS5 no formato multiplataforma – seguindo os passos da Microsoft e Xbox. 

Vídeo: O PS5 Pro chegou e no YouTube discutimos quem é o público-alvo da nova versão do videogame

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.