Como o Quarteto Fantástico derrotou Galactus nas HQs originais da Marvel?

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos vai introduzir a Primeira Família de Heróis no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) e o trailer de estreia nos mostrou que o longa deve ser bastante fiel às HQs originais da Marvel Comics, inclusive com a mesma invasão de Galactus à Terra. E como foi que a equipe conseguiu impedir a entidade cósmica colossal de destruir a Terra ao lado do igualmente poderoso Surfista Prateado?

  • Segredo no pôster do Quarteto Fantástico traz à tona a HQ mais sombria da Marvel
  • Quarteto Fantástico descobre única arma eficaz contra o Doutor Destino Supremo
  • Quarteto Fantástico: 13 coisas que se destacam no primeiro trailer do filme

Galactus apareceu na Terra-616 das HQs da Marvel em Fantastic Four #48, publicado em 1966 co a proposta de um novo tipo de vilão para a época. Em vez de um déspota como o Doutor Destino ou um gênio maligno como o Pensador Louco, o Devorador de Mundos é uma entidade divina, indiferente à moralidade humana. O ser cósmico deve absorver a energia de mundos povoados, afastando qualquer resistência para garantir sua própria sobrevivência.

Devido à sua coesão e pequena equipe, o Quarteto Fantástico geralmente não tem o mesmo poder que os X-Men ou os Vingadores. Contudo, o intelecto genial de Reed Richards pode criar dispositivos e armas exclusivas para qualquer situação possível. Surpreendentemente, no entanto, não foi o cérebro ou a força bruta que derrotou Galactus, e sim a capacidade de acolher pessoas em sua família.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Inicialmente, o Quarteto Fantástico primeiro aprende sobre Galactus com seu antigo aliado, o Vigia, um ser quase onipotente que observa tudo e quebra seu voto de nunca interferir usando tecnologia avançada para tentar esconder a Terra do Surfista Prateado, o arauto incrivelmente poderoso que procura alvos para Galactus, permitindo que seu mestre conserve energia.

O Quarteto Fantástico se assusta com a invasão de Galactus (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

O Quarteto Fantástico faz tudo o que pode para derrotar Galactus em Fantastic Four #49, mas o vilão ignora a força do Coisa e o fogo do Tocha Humana. Eventualmente, trabalhando juntos, a família até consegue irritar Galactus o suficiente para chamar sua atenção, apenas para ele liberar um robô chamado Justiceiro (sem relação com o vigilante armado Frank Castle) para combatê-los.

Como o Quarteto Fantástico vence Galactus?

A maré só muda devido a dois eventos. Primeiro, o Vigia aumenta os poderes do Tocha Humana e o guia para um dispositivo misterioso a bordo da nave de Galactus. Enquanto isso, o Surfista Prateado, ferido em batalha contra o Quarteto Fantástico, encontra a amiga da família Alicia Masters e é persuadido de que a humanidade merece sobreviver.

O Surfista Prateado fica sensibilizado com o relato de Masters e se vira contra seu mestre. Embora ele não consiga derrotar Galactus, seu ataque dá ao Tocha Humana tempo suficiente para retornar, armando Reed Richards com “o Nulificador Total” em Fantastic Four #50. O dispositivo continua sendo a arma mais poderosa da história da Marvel e pode destruir o universo instantaneamente quando ativado, limitado em escopo apenas pela vontade de ferro de seu usuário.

Richards ameaça destruir a galáxia com Nulificar Total (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Sob ameaça de destruição total, Galactus jura solenemente poupar a Terra e nunca mais retornar, levando Reed a entregar a arma. Contudo, o Surfista Prateado é punido por se voltar contra ele ao ser exilado para a Terra, prendendo-o em um único planeta. O Coisa, que sofre com autoestima e tinha um relacionamento com Masters, foi lançado na miséria, acreditando que a conexão dela com o Surfista Prateado havia destruído suas  chances de romance.

Embora seja uma história curta para os padrões de hoje, a Trilogia Galactus foi criada para parecer um épico, um em que os heróis enfrentam um vilão que eles literalmente não podem derrotar e conseguem sobreviver estabelecendo um impasse. A história atingiu seu objetivo e inaugurou um novo tipo de vilão todo-poderoso para a ficção de super-heróis.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.