Fortes chuvas deixam mais de 65 mil imóveis sem energia na Grande SP

São Paulo — Fortes chuvas que atingem a Grande São Paulo na tarde desta segunda-feira (10/9) já deixam mais de 65 mil imóveis sem energia elétrica na região.

Segundo atualização divulgada às 17h pela companhia responsável pela distribuição da luz para 24 cidades da região metropolitana, a Enel, 65.479 clientes da empresa estão sem distribuição elétrica, o que representa quase 1% do total de endereços da área.

Destes, aproximadamente 31 mil imóveis estão localizados na capital paulista. São Paulo é a cidade com maior número absoluto de clientes afetados, enquanto Itapecerica da Serra apresenta a maior porcentagem, com 7,85% dos endereços no escuro.


“Alerta severo”

  • A Defesa Civil emitiu um “alerta severo” para risco de alagamentos e enxurradas para moradores das zonas norte, oeste, centro e leste, nesta tarde.
  • O recado também diz para que os habitantes continuem em locais seguros e tenham cuidados durante as chuvas.
  • O Corpo de bombeiros afirmou que já recebeu 18 chamados para quedas de árvores, 33 para alagamentos/enchentes (sendo 18 só em Guarulhos) e 2 acionamentos para desabamento/deslizamento.
  • Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as zonas norte, leste, oeste, sul, centro e as marginais Tietê e Pinheiros estão em estado de atenção para alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo.
  • Segundo o centro, as chuvas, formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima, começaram a atuar na cidade.
  • O CGE afirma que as zonas leste e oeste são as mais prejudicadas pela chuva neste momento, principalmente nas regiões de Penha, Mooca e Butantã.

Clima para os próximos dias

De acordo com o órgão da prefeitura, a segunda semana de fevereiro terá predomínio de sol e forte calor. A capital paulista está em estado de atenção para altas temperaturas desde às 8h da última quinta-feira (6/2).

A terça (11/2) deve ser um dia de poucas nuvens e previsão de chuva rápida no período da tarde. Os termômetros devem registrar temperatura mínima de 21°C e chegar aos 32°C.

Na quarta-feira (12/2) o quadro se repete, ou seja, madrugada com céu nublado, sensação de tempo abafado e termômetros em média na casa dos 21°C. O sol predomina desde o amanhecer entre poucas nuvens, com previsão de 32°C de máxima e percentuais mínimos de umidade por volta dos 33°C. Durante a tarde, não se descarta a ocorrência de chuva rápida de forma isolada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.