Onda de calor vai afetar São Paulo e outros estados do Sudeste e do Nordeste

Nos próximos dias, vai se instalar uma onda de calor em grande parte do país, com probabilidade de recordes de temperatura serem alcançados. O momento mais crítico deve ocorrer entre quarta-feira (12) e terça-feira que vem (18), com os termômetros perto de ou ultrapassando os 40 °C em algumas localidades. São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados do Sudeste e do Nordeste serão afetados, além do Sul.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Por que sentimos mais calor nos dias úmidos do que nos secos?
  • Hipertermia: é possível morrer de calor?

No momento, a onda de calor (que vai se espalhar pelo país) é observada apenas no Sul, como mostra o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para a região, foram emitidos quatro alertas de risco: três alertas laranjas e um vermelho por causa da onda de calor. Os estados mais afetados são: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Mapa do previsão com as previsões de tempo, incluindo onda de calor
Cidades do Sudeste e do Nordeste irão enfrentar onda de calor, com temperaturas perto de 40 °C (Imagem de: Inmet)

Nos locais do Brasil em que a onda de calor está ou irá chegar, a temperatura deve estar 3 ºC ou 5 ºC maior que a média histórica para o mesmo período por mais de três dias consecutivos. Nestes locais, é fundamental manter a hidratação e tomar algumas precauções para evitar problemas de saúde.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Apesar da onda de calor que irá se instalar, as pancadas de chuva ainda devem permanecer. Neste começo de semana, o Inmet emitiu alertas para chuvas intensas e tempestades para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste. Conforme o calorão se alastrar, a probabilidade vai diminuir.

Nova onda de calor no Brasil

Antes de seguirmos, vale observar que a onda de calor do Sul do país se encaminha para o seu encerramento, o que deve ocorrer na quarta-feira (12). Por outro lado, a empresa de meteorologia Climatempo prevê a formação de uma nova onda de calor, mais focada nas regiões do Sudeste e do Nordeste. No momento, a estimativa é que se prolongue até o dia 18.

Por causa do fenômeno meteorológico, as temperaturas devem se aproximar dos 40 °C em áreas dos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, da Bahia, de Pernambuco e do Piauí. No estado de São Paulo, o calor não será tão intenso, mas há previsão de que o recorde anual de temperatura seja ultrapassado.

Cidades mais afetadas pela onda de calor

“Todas as capitais do Sudeste [incluindo a cidade de São Paulo] com chance alta de recordes de calor para o ano de 2025 e até para o verão 24/25 ao longo da semana”, destaca a previsão do Climatempo.  A máxima em Belo Horizonte e em São Paulo devem ficar em torno de 34  °C a 35 °C, durante os próximos dias. Em Vitória, a temperatura pode chega a 37 °C. No Rio, os termômetros pode chegar próximo dos 40  °C. 

A seguir, confira quais áreas serão mais afetadas pela onda de calor:

  • Vale do Paraíba (entre SP e MG);
  • Litoral norte paulista;
  • Zona da Mata Mineira;
  • Centro-norte e leste de Minas Gerais;
  • Todo o estado do Rio de Janeiro;
  • Centro-sul do Espírito Santo;
  • Centro-norte da Bahia;
  • Leste do Piauí;
  • Interior de Pernambuco.

Vale observar que, em partes de Minas, do Rio e da Bahia, os efeitos da onda de calor serão ainda mais intensos (e quase extremos). Isso porque os termômetros podem ficar de 5 °C a 7 °C mais elevados que o normal para a mesma época do ano.

Leia mais:

  • Quais cores de camiseta mais esquentam no calor além do preto?
  • Onda de calor: dá para saber se estou hidratado pela cor da urina?
  • Jovens adultos são mais propensos a morrer de calor, segundo estudo

VÍDEO: entenda como o calor extremo afeta o funcionamento do seu celular

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.