Trump assina ato para volta de canudos plásticos: “Não afeta tubarões”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10/2), uma ordem executiva para incentivar o uso de canudos de plástico. A medida foi anunciada por ele três dias antes em sua rede social, Truth Social, e faz parte de uma série de decisões que revogam políticas ambientais da gestão Biden.

Durante o anúncio na Casa Branca, Trump reafirmou sua posição contra os canudos de papel, argumentando que eles não são práticos e que a insatisfação com o uso dessas alternativas gerou prejuízos para empresas e consumidores.

“Vamos voltar aos plásticos. Essas coisas [canudos de papel] não funcionam. Eu os tive muitas vezes. E às vezes eles quebram, explodem. Se algo estiver quente, eles não duram muito, apenas uma questão de minutos. Às vezes, uma questão de segundos. É uma situação ridícula. Não creio que o plástico vá afetar muito os tubarões, já que eles estão comendo e mastigando tudo que podem no oceano”, disse Trump.

Veja:

O uso de plástico descartável tem sido alvo de iniciativas ambientais nos últimos anos. Em 2024, Joe Biden estabeleceu um cronograma para eliminar gradualmente produtos plásticos em repartições públicas, com prazo até 2027, e em todas as agências do governo até 2035.

Já em 2022, o Departamento do Interior, ainda sob a administração democrata, adotou medidas semelhantes. Além disso, no ano passado, a gestão Biden divulgou um relatório recomendando regulamentações mais rígidas para fabricantes de plástico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.