Pesquisa da HP mostra que brasileiros estão otimistas com IAs nos PCs

Uma pesquisa organizada pela HP Inc. mostra que 51% dos brasileiros estão otimistas em relação ao uso das inteligências artificiais em seus computadores, seja no cotidiano ou para fins comerciais. Com uma presença cada vez maior dos Copilot+ PC e outras ferramentas de IA por software ou hardware, parte do Brasil acredita que isso trará um retorno positivo.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que é DeepSeek? IA chinesa desafia big techs
  • Como a inteligência artificial está transformando o relacionamento com clientes

O estudo entrevistou 1.000 adultos com a idade entre 18 e 55 anos. Destes, 34% esperam por um impacto positivo para o uso da tecnologia. 12% das pessoas estão neutras em relação aos impactos provocados por IAs, enquanto 3% creem que ele será baixo ou inexistente.

Além disso, a HP também nota que 55% dos brasileiros de até 40 anos acreditam que a inteligência artificial terá um grande impacto no desenvolvimento de habilidades criativas, principalmente na sua utilização em design e edição de imagens. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A HP acredita que estes resultados demonstram uma predisposição do público no Brasil de usar a tecnologia em seu cotidiano. O diretor-geral da companhia no nosso país, Ricardo Kamel, se mostra empolgado com os resultados da pesquisa.

“Há um grande otimismo dos brasileiros em relação aos PCs com IA, pois a tecnologia tem demonstrado seu potencial como aliada para maior produtividade, mas também criatividade e equilíbrio entre trabalho e lazer. Acreditamos que a personalização e a automação de tarefas repetitivas serão fundamentais para melhorar a satisfação no trabalho”, afirma Ricardo.

HP destaca sustentabilidade no uso de IA

Outro aspecto que se destacou na pesquisa da HP é relacionado à IA no PC e em sua sustentabilidade. Para 15% dos brasileiros e 22% dos usuários com idade acima de 55 anos, este é um critério essencial. Ele não é refletido apenas no material em que o PC ou notebook é feito, mas também em sua eficiência energética e impactos causados aos recursos naturais. 

Ricardo Kamel afirma que este é o foco da HP na produção de novos PCs com IA. De acordo com ele, a companhia não pensa apenas em inovações tecnológicas para avançar, mas também na forma como isso auxiliará na preservação do meio-ambiente.

“A sustentabilidade é um compromisso, mas também uma necessidade de mercado frente às demandas dos consumidores e responsabilidade corporativa.  A HP está desenvolvendo PCs com IA que não apenas oferecem personalização e segurança, mas também contribuem para um futuro mais sustentável”. 

Imagem de propaganda dos Copilot+ PC da Microsoft
Os notebooks Copilot+ PC são a porta de acesso dos usuários às IAs nos computadores (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O diretor-geral da empresa no Brasil revela como estão trabalhando para mudar este cenário em território nacional. Para o executivo, este tópico tem grande importância em seus negócios atualmente.

“Atuamos com nossas iniciativas de economia circular em parceria com cooperativas, para reintrodução de materiais recicláveis e plásticos em nosso processo produtivo”

Pesquisas recentes mostram que uma a cada cinco empresas já usam a inteligência artificial em suas operações, um número que só tende a aumentar. Uma delas é o QuintoAndar, que usa a IA para ajudar as pessoas a encontrar imóveis de forma mais simplificada. 

Vídeo: No YouTube, o Canaltech comenta se um PC com inteligência artificial realmente faz diferença ou se é apenas mais uma moda passageira do mercado

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.